A CRUCIFICAÇÃO DE SÃO PEDRO - CARAVAGGIO

PINTURASCULTURAJO 21

Rafael Andrade Filho

7/18/2024

João 21:18-13
CARAVAGGIO - Ilália 1601.
A Crucificação de São Pedro

No capítulo vinte e um do Evangelho de João, lemos sobre a conversa comovente entre Cristo e Pedro. Após a ressurreição de Jesus, Pedro é perguntado três vezes por Cristo se ele O ama mais do que aos demais. Pedro responde: "Sim, Senhor; Tu sabes que te amo" a cada vez. Jesus, por sua vez, instrui Pedro: "Apascenta meus cordeiros" e, mais tarde, "Pastoreia minhas ovelhas". Depois da conversa, Jesus profetiza que Pedro morrerá como mártir. Nesta extraordinária pintura de de Caravaggio, vemos esse momento se desenrolando, de acordo com as palavras de Cristo em João 21,18.

"Em verdade, em verdade, te digo: quando você era mais jovem, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; quando, porém, fores velho, estenderá os braços, e outro te cingirá e te levarás para onde não queres".

Jesus pergunta a Pedro, três vezes, se ele O ama. Neste momento, Jesus está concedendo perdão a Pedro por cada uma de suas três negações. Após este momento de reconciliação, Cristo imediatamente comissiona Pedro a servir à Igreja, chamando-o para apascentar seus cordeiros. Pedro, o homem que negou Jesus por medo da morte, agora abraça a morte em vez de renunciar ao seu Senhor.

Os pés da figura em primeiro plano: Caravaggio era conhecido por seu realismo "nu e cru", e em nenhum lugar isso é mais claro do que em detalhes como os dos pés sujos do crucificador de Pedro. Embora esses toques realistas deem à pintura de Caravaggio seu poder visceral, eles foram considerados por alguns dos críticos do artista como "indignos de arte sacra". Conforme comentamos no quadro "A Negação de Pedro", há, porém, uma profunda verdade teológica por de trás deste realismo.

Movimento e energia: A arte da era barroca era conhecida por seu senso de movimento e instabilidade. Essa tendência estilística é exemplificada pelo uso de linhas diagonais precariamente posicionadas por Caravaggio, bem como pela sensação de tensão com que os crucificadores empurram-se contra o imenso peso da cruz.

Referencia: Stevens, M. The Word on Fire Bible. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020. p. 587.

Capela Contarelli, na igreja de San Luigi dei Francesi, onde há duas maravilhosas pinturas de Caravaggio: A Crucificação de São Pedro e a Conversão de São Paulo (a esquerda e a direita, respectivamente)

A Crucificação de São Pedro. Dimensões: 2,30m x 1,75m