A VOZ DA IGREJA

Os ensinamentos da Igreja sobre Deus, o mundo e nós mesmos, em pequenas doses de verdade, para aprofundar sua fé.

man reading book on beach near lake during daytime
man reading book on beach near lake during daytime
Carta do Santo Padre Francisco sobre o Papel da Literatura na Educação

1. Inicialmente, tinha escrito um título alusivo à formação sacerdotal, mas depois pensei que o que se segue pode ser dito, de modo semelhante, em relação à formação de todos os agentes pastorais e de qualquer cristão. Refiro-me ao valor da leitura de romances e poemas no caminho do amadurecimento pessoal.

2. Muitas vezes, no tédio das férias, no calor e na solidão dos bairros desertos, encontrar um bom livro para ler torna-se um oásis, afastando-nos de outras escolhas que são nocivas. Na verdade, não faltam momentos de cansaço, irritação, desilusão, fracasso e, quando nem sequer na oração conseguimos encontrar o sossego da alma, pelo menos um bom livro ajuda-nos a enfrentar a tempestade, até que possamos ter um pouco mais de serenidade. Talvez essa leitura abra novos espaços interiores, capazes de evitar o encerramento naquelas poucas ideias obsessivas que nos enredam inexoravelmente. Antes da omnipresença dos media, das redes sociais, dos telemóveis e de outros dispositivos, esta era uma experiência frequente, e quem a viveu sabe bem do que estou a falar. Não se trata de algo ultrapassado...

Leia o Documento Completo clicando aqui!

yellow and white abstract painting
yellow and white abstract painting
Escolher ou decidir?

"A inteligência artificial e a paz são dois temas de importância absoluta, como tive a oportunidade de sublinhar perante os líderes políticos do G7: ‘É sempre bom lembrar que a máquina pode, sob certas formas e através destes novos meios, produzir escolhas algorítmicas. O que a máquina faz é uma escolha técnica entre várias possibilidades e baseia-se ou em critérios bem definidos ou em deduções estatísticas.

O ser humano, pelo contrário, não só escolhe, como no seu íntimo é capaz de decidir. A decisão é aquilo a que podemos chamar um elemento mais estratégico de uma escolha e requer uma avaliação prática. Por vezes, frequentemente na difícil tarefa de governar, somos chamados a decidir com consequências para muitas pessoas. A este respeito, a reflexão humana sempre falou de sabedoria, a phronesis da filosofia grega e, pelo menos em parte, a sabedoria da Sagrada’.”

(Mensagem do Papa Francisco para o encontro "AI Ethics for Peace" [Hiroshima, Japão, 9-10 de julho de 2024]

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

Evangelização em Missão

“A missão de Cristo Redentor, confiada à Igreja, está ainda bem longe do seu pleno cumprimento. No termo do segundo milênio, após a Sua vinda, uma visão de conjunto da humanidade mostra que tal missão está ainda no começo, e que devemos empenhar-nos com todas as forças no seu serviço. É o Espírito que impele a anunciar as grandes obras de Deus! ‘Porque se anuncio o Evangelho, não tenho de que me gloriar, pois que me foi imposta esta obrigação: ai de mim se não evangelizar!’ (1Cor 9,16)”

(JOÃO PAULO II, in Redemptoris Missio, 1.)

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

Regulação Artificial da Natalidade

“Os homens retos poderão convencer-se ainda mais da fundamentação da doutrina da Igreja neste campo, se quiserem refletir nas consequências dos métodos da regulação artificial da natalidade. Considerem, antes de mais, o caminho amplo e fácil que tais métodos abririam à infidelidade conjugal e à degradação da moralidade. Não é preciso ter muita experiência para conhecer a fraqueza humana e para compreender que os homens - os jovens especialmente, tão vulneráveis neste ponto - precisam de estímulo para serem fiéis à lei moral e não se lhes deve proporcionar qualquer meio fácil para eles eludirem a sua observância.

É ainda de recear que o homem, habituando-se ao uso das práticas anticoncepcionais, acabe por perder o respeito pela mulher e, sem se preocupar mais com o equilíbrio físico e psicológico dela, chegue a considerá-la como simples instrumento de prazer egoísta e não mais como a sua companheira, respeitada e amada.”

(Paulo VI, Humanae vitae, 17.)

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

person's hand in shallow focus
person's hand in shallow focus
O Abandono dos Idosos

“A falta de filhos, que provoca um envelhecimento da população, juntamente com o abandono dos idosos numa dolorosa solidão, exprimem implicitamente que tudo acaba conosco, que só contam os nossos interesses individuais. Assim, ‘objeto de descarte não são apenas os alimentos ou os bens supérfluos, mas muitas vezes os próprios seres humanos’. Vimos o que aconteceu com as pessoas de idade nalgumas partes do mundo por causa do coronavírus. Não deviam morrer assim. Na realidade, porém, tinha já acontecido algo semelhante devido às ondas de calor e noutras circunstâncias: cruelmente descartados.

Não nos damos conta de que isolar os idosos e abandoná-los à responsabilidade de outros sem um acompanhamento familiar adequado e amoroso mutila e empobrece a própria família. Além disso, acaba por privar os jovens daquele contacto que lhes é necessário com as suas raízes e com uma sabedoria que a juventude, sozinha, não pode alcançar.”

(Papa Francisco, Fratteli tutti, 19.)

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

Dignidade da Pessoa Humana

“Em uma convivência humana bem constituída e eficiente, é fundamental o princípio de que cada ser humano é pessoa; isto é, natureza dotada de inteligência e vontade livre. Por essa razão, possui em si mesmo direitos e deveres, que emanam direta e simultaneamente de sua própria natureza. Trata-se, por conseguinte, de direitos e deveres universais, invioláveis e inalienáveis.

E se contemplarmos a dignidade da pessoa humana à luz das verdades reveladas, não poderemos deixar de tê-la em estima incomparavelmente maior. Trata-se, com efeito, de pessoas remidas pelo Sangue de Cristo, as quais com a graça se tornaram filhas e amigas de Deus, herdeiras da glória eterna.”

João XXIII, Pacem in Terris, 9 e 10.

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

Fé e Razão

“A fé e a razão constituem como que as duas asas pelas quais o espírito humano se eleva para a contemplação da verdade. Foi Deus quem colocou no coração do homem o desejo de conhecer a verdade e, em última análise, de conhecer a ele, para que, conhecendo-o e amando-o, possa chegar também à verdade plena sobre si próprio.”

(João Paulo II, Fides et Ratio)

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

A Morte da Liberdade

“Reivindicar o direito ao aborto, ao infanticídio, à eutanásia, e reconhecê-lo legalmente, equivale a atribuir à liberdade humana um significado perverso e iníquo: o significado de um poder absoluto sobre os outros e contra os outros. Mas isto é a morte da verdadeira liberdade.: “Em verdade, em verdade vos digo: todo aquele que comete o pecado é escravo do pecado” (Jo 8,34).

(João Paulo II – Evangelium Vitae, 20,4)

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

O Valor do Cansaço

“A Palavra de Deus impele o homem para relações animadas pela retidão e pela justiça, confirma o valor precioso aos olhos de Deus de todas a fadigas do homem para tornar o mundo mais justo e mais habitável.”

(Bento XVI, Verbum Domini, 100)

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!

Sofrer Com o Outro

“Sofrer com o outro, pelos outros, sofrer por amor da verdade e da justiça, sofrer por causa do amor e para se tornar uma pessoa que ama verdadeiramente: esses são elementos fundamentais da humanidade, e seu abandono destruiria o próprio homem.”

(Bento XVI, Spe Salvi, 39)

Leia o Documento Completo Clicando Aqui!