A ELEVAÇÃO DE ELIAS - GERARD VALCK (Mc 8, 27-28)

Mc 8, 27-28

PINTURASCULTURAMC 8OS EVANGELHOS2RSPRSL 104

Michael Stevens

9/15/20242 min ler

Marcos 8, 27-28

GERARD VALCK / 1680

A Elevação de Elias

"Esta gravura, que mostra a transladação do profeta Elias para o céu, foi criada pelo artista holandês Gerard Valck. Nesta cena do Antigo Testamento, Elias é levado ao céu em forma corporal, puxado por uma carruagem de fogo. No chão abaixo está o profeta Eliseu, que testemunha a cena com espanto. O artista captura o movimento e o impulso da trasladação de Elias para o céu com incrível clareza e precisão. Ele usa uma paleta de cores em preto e branco combinada com linhas finas para renderizar de forma convincente uma vasta gama de superfícies texturizadas e efeitos visuais: da luz do sol, chamas e nuvens à musculatura, água e tecidos varridos pelo vento.

A vida de Elias foi um prenúncio do papel profético de João Batista e, ainda mais importante, do ministério do próprio Jesus. Elias, João e Jesus praticaram formas de ascetismo e espalharam uma mensagem semelhante de arrependimento, e entre os três há sobreposições significativas em palavras e ações. Essas semelhanças, no entanto, eram muitas vezes uma fonte de confusão nos dias de Jesus, e em diferentes momentos do Evangelho ouvimos as multidões confundirem Jesus com o retorno de Elias. Essas identificações errôneas foram em grande parte devido à expectativa generalizada de que Elias voltaria do céu de acordo com uma leitura literal (e incorreta) da profecia do Antigo Testamento. No oitavo capítulo de Marcos, vemos um exemplo disso: quando Jesus pergunta a seus discípulos: "Quem as pessoas dizem que eu sou?" eles respondem: "João Batista; e outros, Elias; e ainda outros, um dos profetas."

Pedro é a voz na história do Evangelho que corta a confusão para identificar Jesus como quem ele realmente é: não apenas um profeta ou um mestre sábio, mas o próprio Messias".

Notar os detalhes:

A carruagem de fogo de Elias

Elias é atraído para o céu por uma carruagem de fogo em chamas em uma cena que lembra a poesia do Salmo 104, 3-4:

"Constróis sobre as águas tuas moradas, fazes das nuvens teu carro, andas sobre as asas do vento fazes dos ventos teus mensageiros, das chamas de fogo teus ministros."

Atingindo as águas do Jordão

Esta história do segundo capítulo de 2Reis envolve tanto o profeta Elias quanto seu filho espiritual Eliseu batendo na superfície do rio Jordão para separar suas águas. Esse gesto, capturado na representação por Valck, remonta a Moisés e sua divisão do Mar Vermelho.

Material: Gravura

Dimensões: 26 cm × 30 cm

Localização Galeria da Universidade de Yale, New Haven, EUA

Excerto traduzido de: Stevens, M. The Word on Fire Bible: The Gospels. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020.

Referencias:

https://artgallery.yale.edu/collections/objects/30480

Tradução Rafael Andrade.