A NEGAÇAO DE SÃO PEDRO - CARAVAGGIO

PINTURASCULTURAMC 14

Rafael Andrade Filho

7/17/20242 min ler

Marcos 14:66-72
CARAVAGGIO - Ilália 1610.
A Negação de São Pedro

O mestre barroco italiano Caravaggio foi um dos artistas mais admirados de seu tempo, e suas técnicas inovadoras e ousadas foram imitadas por gerações de pintores depois dele. Conhecido por seus retratos sinceros e realistas de histórias bíblicas, ele rejeitou o estilo "hiperidealizado" de pintura, que foi invocado durante o período barroco, em favor de uma abordagem naturalista e irregular. Em vez de querubins alados e visões celestes, Caravaggio se concentra em representações precisas das expressões faciais, perspectiva, luz e sombras do corpo humano.

Enquanto muitos de seus colegas o respeitavam por sua técnica inovadora e meticulosa, alguns o criticaram duramente por suas representações não envernizadas e não idealizadas das narrativas sagradas. Dada a importância e a sacralidade do assunto, alguns viram seu estilo como muito bruto visualmente.

Embora seja verdade que sua abordagem foi um afastamento radical do que se fazia antes, aqueles que repreendiam Caravaggio por seu estilo naturalista ignoraram a brilhante verdade teológica embutida em sua obra de arte: a de que Jesus veio a nós não como um ser elevado, grandioso e imaterial, mas em carne e osso - como um ser humano. Além disso, durante o tempo de Cristo na terra, Ele deliberadamente procurou um grupo de indivíduos comuns e falhos para se tornarem seus discípulos mais próximos. A pintura acima exemplifica esse fato, já que Pedro - líder dos 12 apóstolos - nega até mesmo conhecer Jesus, virando as costas para seu amigo e Salvador.

Observe os detalhes do quadro:

A linguagem corporal de Pedro. Caravaggio era um mestre da expressão facial e dos gestos, que dão um entendimento das experiencias emocionais dos personagens da cena. Aqui percebemos o desapontamento nos olhos de Pedro enquanto nega conhecer Cristo, assim como sua postura fechada, que parece defensiva e frágil.

Luz e sombra. O jogo de luz e sombra dentro da cena serve para dar foco para da mulher no centro que acusa Pedro de ser amigo de Jesus. Isso se contrasta com o perfil sombrio do homem com o capacete, que se inclina ameaçadoramente com o dedo apontado para Pedro.

Referencia: *Stevens, M. The Word on Fire Bible. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020. p. 263.