a large cloud is in the sky over a body of water

A NÚVEM NA BÍBLIA (Ex 40, 35, At 1,9)

LEITURAS DA LITURGIAÊXODOPRTEOLOGIAAT 1ARTIGOS

Antônio Carlos Santini

“Dito isso, Jesus elevou-se à vista deles, e uma nuvem o ocultou aos seus olhos.” (At 1,9)
"Moisés não podia entrar na Tenda da Reunião, porque a nuvem permanecia sobre ela,
e a glória do Senhor tomava todo o santuário". (Ex 40:35)

Diferente do nevoeiro e da cerração, que ficam junto ao solo, a nuvem se mostra no céu, atraindo nosso olhar para o alto. Assim sendo, é natural que a Sagrada Escritura nos fale de Deus entre nuvens. A imagem da nuvem é presença constante nas manifestações divinas (teofanias), tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.

Foi nas nuvens que o Senhor traçou o arco-íris como sinal de sua aliança com a humanidade. No livro do Êxodo, a marcha da libertação teve a presença de uma nuvem que servia de orientação para os hebreus, mas era tenebrosa do lado dos egípcios que perseguiam os fugitivos.

Para falar ao povo, o Deus de Israel se manifesta através de uma nuvem, símbolo de sua glória irradiante. O Salmo 99[98] recorda esta experiência: “Falava com eles da coluna de nuvem, e eles guardavam os seus testemunhos, a Lei que lhes dera”.

Na verdade, um símbolo ambivalente, pois a nuvem manifesta e oculta simultaneamente a presença do Senhor. O fogo divino devia ser parcialmente ofuscado pela nuvem para proteger os olhos dos mortais. Assim, a transcendência divina continua preservada diante de nossa humanidade.

Na iconografia do Oriente cristão, a presença de Deus Pai costuma ser representada pela mão que sai da nuvem. Esta é uma forma de evitar deformações da imagem divina, inevitável quando o Pai é representado com figura humana (antropomorfismo).

No Novo Testamento, a mesma imagem reaparece na Transfiguração de Jesus, quando uma nuvem luminosa cobriu a montanha onde Pedro, Tiago e João presenciaram a conversa de Jesus com Moisés e Elias; foi da nuvem que se ouviu a voz do Pai: “Este é o meu Filho amado... Ouvi-o sempre!”

Jesus fala sobre sua vinda, no Dia do Senhor: “E verão o Filho do Homem vindo entre nuvens com grande poder e glória”. (Mc 13,26; Lc 21,27.) A mesma imagem reaparece no Apocalipse: “Eis que ele vem com as nuvens, e todos os olhos o verão, até mesmo os que o transpassaram, e todas as tribos da terra baterão no peito por causa dele”. (Ap 1,7.)

Alguns textos bíblicos: Gn 9,13; Ex 13,21; Ex 14,20; Ez 1,4; Sl 99[98],7; Mt 17,5, Ex 40,35.

Excerto do livro: SANTINI, Antônio Carlos. Uma voz na Nuvem - Símbolos da Bíblia. 1. ed Cultor de Livros, 2021. 144 p.

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS SOBRE O LIVRO DO ÊXODO: