ALEGRIA NA PERSEGUIÇÃO (1Ts 6)
São João Crisóstomo (349-407)
8/25/2025
"porque o nosso evangelho vos foi pregado não somente com palavras, mas com grande eficácia no Espírito Santo e com toda a convicção. Assim, sabeis como temos andado no meio de vós para o vosso bem. Vós vos tornastes imitadores nossos e do Senhor, acolhendo a Palavra com a alegria do Espírito Santo, apesar das numerosas tribulações;". (1Ts 1, 5-6)
PAULO DIZ: "Com alegria do Espírito Santo", para que ninguém diga: como você fala de aflição e alegria ao mesmo tempo?... A aflição está nas coisas corporais e a alegria nas coisas espirituais. Como? As coisas que aconteceram àqueles Tessalonicenses foram graves, mas não as coisas que "surgiram" deles depois do sofrimento, pois o Espírito não permite isso. De modo que é possível tanto para aquele que sofre não se alegrar - como quando alguém sofre por seus pecados - quanto ser espancado para ter alegria - como quando alguém sofre por causa de Cristo. Pois esta é a alegria do Espírito: em troca das coisas que parecem ser graves, Ele traz o deleite.
Eles os afligiram, Paulo diz, e os perseguiram, mas o Espírito não os abandonou, mesmo nessas circunstâncias. Assim como não é da natureza da aflição produzir alegria, é da natureza do sofrimento por amor a Cristo produzir o conforto, não meramente com alegria, mas com muita alegria, pois isto vem do Espírito Santo.
Excerto traduzido de: CHRYSOSTOM, ST. JOHN. Homilies on First Tessalonians. 1. Adaptado de https://www.newadvent.org/fathers/230401.htm
Tradução: Rafael Andrade Filho