A group of people sitting in a church

CATEQUESE: PERGUNTAS E RESPOSTAS

A VOZ DA IGREJACATEQUESE INFANTILCATEQUESE

Papa João Paulo II

10/23/20242 min ler

Com base na Exortação apostólica "Catechesi Tradendae", o Papa João Paulo II responde a perguntas sobre a ação catequética da Igreja.

Que é a catequese?

- A catequese é um dos seis elementos essenciais da missão pastoral da Igreja, ao lado do primeiro anúncio do Evangelho [o querigma, da apologética, da experiência de vida cristã, da celebração dos sacramentos, da integração na comunidade eclesial e do testemunho apostólico e missionário. (CT, 18.)

Em que consiste a Catequese?

- Catequizar consiste em levar alguém, de certa maneira, a perscrutar (explorar, meditar) o mistério de Cristo em todas as suas dimensões... É procurar desvendar na Pessoa de Cristo todo o desígnio eterno de Deus que nela se realiza. (CT, 5.)

Qual é a importância da catequese?

- A catequese sempre foi considerada pela Igreja como uma das suas tarefas primordiais, porque Cristo ressuscitado, antes de voltar para junto do Pai, deu aos Apóstolos uma última ordem: fazer discípulos de todas as nações e ensinar-lhes a observar tudo aquilo que lhes havia mandado. (CT, 1.)

Qual é o alvo final para o qual se orienta a Catequese?

- A finalidade definitiva da catequese é a de fazer com que alguém se ponha, não apenas em contato, mas em comunhão, em intimidade com Jesus Cristo (uma amizade com quem nos ama). Somente Ele pode levar ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade. (CT, 5.)

Então a catequese não se resume a um corpo de verdades abstratas?

- Não. A catequese é a comunicação do Mistério vivo de Deus. (CT, 7.)

E como se 'ensina" esse mistério?

- Mais do que com palavras, com a vida. Neste sentido, toda a vida de Cristo foi um contínuo "ensinar: seus silêncios, seus milagres, seus gestos, sua oração, seu amor pelo homem, sua predileção pelos pequeninos e pelos pobres, a aceitação do sacrifício total na cruz pela redenção do mundo e sua ressurreição são a atualização de sua palavra, a realização de sua revelação. (CT, 9.)

Uma exortação final para toda a Igreja...

- A Igreja é convidada a consagrar à catequese os seus melhores recursos de pessoal e de energias, sem poupar esforços, trabalhos e meios materiais, a fim de a organizar melhor e de formar para ela pessoas qualificadas. Nisto, a Igreja não há que se ater a um cálculo simplesmente humano, mas tem de haver uma atitude de fé. E uma atitude de fé se refere sempre à fidelidade de Deus, que nunca deixa de corresponder. (CT, 15.)

Leia o Documento Completo clicando aqui!