time lapse photography of woman

CHORAI COM OS QUE CHORAM (Rm 12, 15)

LEITURAS DA LITURGIAPRRM 12

Papa Francisco (1936 - 2025)

"Felizes os que choram, porque serão consolados" (Mt 5, 4)

"Chorai com os que choram." (Rm 12, 15).

Felizes os que choram, porque serão consolados. O mundo propõe-nos o contrário: o entretenimento, o prazer, a distração, o divertimento. E diz-nos que isto é que torna boa a vida. O mundano ignora, olha para o lado, quando há problemas de doença ou aflição na família ou ao seu redor. O mundo não quer chorar: prefere ignorar as situações dolorosas, cobri-las, escondê-las. Gastam-se muitas energias para escapar das situações onde está presente o sofrimento, julgando que é possível dissimular a realidade, onde nunca, nunca, pode faltar a cruz.

A pessoa que, vendo as coisas como realmente estão, se deixa trespassar pela aflição e chora no seu coração, é capaz de alcançar as profundezas da vida e ser autenticamente feliz. Esta pessoa é consolada, mas com a consolação de Jesus e não com a do mundo. Assim pode ter a coragem de compartilhar o sofrimento alheio, e deixa de fugir das situações dolorosas. Desta forma, descobre que a vida tem sentido socorrendo o outro na sua aflição, compreendendo a angústia alheia, aliviando os outros. Esta pessoa sente que o outro é carne da sua carne, não teme aproximar-se até tocar a sua ferida, compadece-se até sentir que as distâncias são superadas. Assim, é possível acolher aquela exortação de São Paulo: "Chorai com os que choram" (Rm 12, 15).

Excerto da EXORTAÇÃO APOSTÓLICA GAUDETE ET EXSULTATE DO SANTO PADRE FRANCISCO SOBRE A CHAMADA À SANTIDADE. no. 75 e 76. Disponível em: https://www.vatican.va/content/francesco/pt/apost_exhortations/documents/papa-francesco_esortazione-ap_20180319_gaudete-et-exsultate.html#%C2%ABFelizes_os_que_choram,_porque_ser%C3%A3o_consolados%C2%BB

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS SOBRE A CARTA AO ROMANOS:

IMAGEM DE CAPA:

A QUEDA DA BABILÔNIA

Ciro, o Grande, derrotando o exército babilônico / 1831 / John Martin

O Zigurate ao fundo, sob um céu escuro e tempestuoso, com multidões em perigo