CRISTO DORMINDO DURANTE A TEMPESTADE NO LAGO TIBERÍADES - GEORGE PENCZ

Mc 4, 35-41

PINTURASCULTURAMC 4

Rafael Andrade Filho

6/26/20241 min ler

Marcos 4:35-41
GEORG PENCZ - Alemanha 1534-1535.
Cristo Dormindo Durante a Tempestade no lago Tiberias

George Pencz foi um escultor e pintor alemão que trabalhou na Itália do Mestre Albrecht Düher. Ele visitou a Itália, no início de sua carreira, onde absorveu muitas características estilísticas da pintura renascentista italiana - características que ele então aplicou à sua arte.

Nesta obra – uma impressão de uma série conhecida como A História de Cristo – os apóstolos são mostrados em um barco em águas tempestuosas, remando desesperadamente na tentativa de retomar o controle de sua embarcação. No meio deste caos, Cristo aparece adormecido.

Note os Detalhes:

1. O Halo de Cristo. Podemos notar o halo adornando a cabeça de Cristo que parece crescer contra os céus tempestuosos. Para este detalhe, Pencz usa linhas simples combinadas com o branco da página para criar a impressão de luz intensa.

2. Águas turbulentas. As águas turbulentas que cercavam o barco pareciam cair e ondular com força aterrorizante, ressaltando a causa da aflição dos discípulos.

3. O barco é um símbolo da igreja (note a voluta em espiral entalhada na popa do barco, sob a cabeça de Cristo). A igreja é muitas vezes simbolizada pela imagem de um barco. Isso se deve ao papel que a igreja desempenha em guiar as almas com segurança para as margens do céu. Nesta gravura vemos as figuras chave da igreja primitiva a bordo da barca.

Fonte: Stevens, M. The Word on Fire Bible. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020. p. 203.