CRISTO NA CRUZ - FRA ANGELICO (Hb 9)

Ensaio sobre a pintura de Fra Angelico, CRISTO NA CRUZ [PINTURA DE ESTUDO], para ilustrar estudos bíblico e catequese sobre Hebreus 9.

PINTURASCULTURAPRHB 9

Rafael Andrade Filho

11/9/20243 min ler

Hebreus 9

Fra Angelico / 1430

CRISTO NA CRUZ (Obra de Estudo)) [1]

João da Fiesóle, nascido em 1395 como Guido di Pietro Trosini, cognominado como Angélico, foi um pintor italiano, beatificado pela Igreja Católica, considerado o artista mais importante da península Itálica na época do Gótico Tardio ao início do Renascimento. O papa João Paulo II, em 1984, declarou-o "Padroeiro Universal dos Artistas".

Ao fazer esta pintura, Fra Angelico, tinha apenas o objetivo de realizar um estudo rápido, um rascunho, para criar subsequentemente a sua famosa pintura, A CRUCIFICAÇÃO [imagem abaixo]. A pintura, portanto, era destinada a ser observada apenas pelo próprio artista, afinal o que importava era o quadro subsequente. O que chama a atenção neste "rascunho" é o detalhe do sangue de Cristo, ao qual foi adicionada a cor vermelha, enquanto o restante do desenho não foi colorido. A decisão de adicionar cor ao sangue era desnecessária para a criação da pintura final. Apesar disso, Fra Angelico, reverenciando o precioso sangue de Cristo de uma maneira singela e oculta, dedicou um bom tempo para colori-lo.

Michael Stevens. professor de Artes e Teologia da Universidade Saint Thomas, EUA, descreveu assim o propósito reverencial da pintura :

"Nesta peça, vemos um estudo vagamente esboçado para uma pintura da Crucificação ... O estilo do desenho é típico do artista: sobressalente, discreto e reverente. A forma do corpo de Cristo é apenas gentilmente sugerida pela mão do artista, com um leve toque que apenas o sugere tridimensionalidade. O que é mais impressionante, no entanto, é o sangue fortemente pintado, que flui das mãos e pés de Cristo. Para qualquer outra cena de violência, pareceria estranho - macabro, até mesmo - destacar o sangue de uma vítima como objeto de foco estético. No entanto, há algo profundamente comovente na decisão de Angélico de fazê-lo para o assunto da crucificação de Cristo" [2].


O nono capítulo de Hebreus enfoca este tema do sangue sacrificial de Cristo, revelando-o superior em poder redentor a qualquer precedente da Antiga Aliança. Ao contrário dos sacerdotes levíticos que ofereciam sacrifícios de animais imperfeitos, Jesus oferece seu próprio sangue como um sacrifício perfeito pelos pecados do mundo. Nós católicos experimentamos isso por meio de mais uma camada de mistério no Santo Sacrifício da Missa, que é uma reapresentação do sacrifício único e perfeito de Cristo. Na Missa, a oferta de pão e vinho é transubstanciada no Corpo e Sangue salvíficos de Cristo. A nova aliança foi forjada pelo derramamento do sangue de Cristo, que transforma o mundo inteiro. Por meio do sangue dessa aliança, compartilhamos da Vida Divina; Vida esta que, como diz o poema Ao Pé de Cruz, de A.C. Santini, "nos vem das chagas, formando o rubro mar onde me inundo".

Estas manchas de sangue sobre o manto

Com que, piedoso e grato, me revisto,

São coágulos do Sangue de meu Cristo

Que me lava, me cura, me faz santo...

Querem mudar-me as vestes mas, no entanto,

Incômodo que seja, inda resisto

Às compressões do mundo e de Mefisto

E fico ao pé do Lenho sacrossanto.

Tu vês que o Sangue ainda corre em bagas,

Manando a vida que nos vem das Chagas,

Formando o rubro mar onde me inundo?

Esse rio do Amor tudo renova:

Devolve a vida na mais funda cova

E recria a Esperança para o mundo! [3]

A Crucificação

Fra Angélico (Guido di Pietro) Itália, 1440, Museu Metropolitano de Nova Iorque [4]

À esquerda da Crucificação estão representados os Santos Mônica, seu filho Agostinho e Pedro Mártir; à direita estão os Santos Domingos, Francisco e Isabel da Hungria. Esta imagem danificada, mas pungente, foi pintada na década de 1440, quando Fra Angelico e sua oficina estavam decorando o convento de San Marco em Florença.

Referencias:

[1] Localização atual da Pintura: Museu Albertina, Viena, Austria. https://sammlungenonline.albertina.at/#/query/76b81999-6d79-4cbd-8328-ca72d03b295a

{2]Excerto de Stevens, M. The Word on Fire Bible: The Gospels. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020. p. 579

[3] Poema AO PÉ DA CRUZ, de Antônio Carlos Santini, Belo Horizonte, 18/08/2003.

[4] https://commons.wikimedia.org/wiki/File:Fra_Angelico_-_Albertina_4863,_Christus_am_Kreuz.jpg