
ELE RETIRAVA O VÉU (Ex 34,33-35)
LEITURAS DA LITURGIAÊXODOPR
Orígenes (184-253)
Quando Moisés terminou de lhes falar, colocou um véu sobre a face. 34 Quando Moisés entrava diante do Senhor para falar com ele, retirava o véu, até o momento de sair. Ao sair, dizia aos filhos de Israel o que lhe havia sido ordenado, 35e os filhos de Israel viam resplandecer o rosto de Moisés. Depois Moisés colocava o véu sobre a face, até que entrasse para falar com ele. (Ex 34, 33-35)
É costume da Sagrada Escritura, quando deseja designar algo oposto a este corpo grosseiro e sólido, chamá-lo de espírito, como na expressão: "A letra mata, mas o espírito vivifica", onde não pode haver dúvida de que por letra se entendem coisas corpóreas, e por espírito coisas intelectuais, que também chamamos de espirituais. O apóstolo, além disso, diz: "Até hoje, quando Moisés é lido, o véu está posto sobre o seu coração; todavia, quando se converter ao Senhor, o véu será tirado; e onde está o Espírito do Senhor , aí há liberdade".
Enquanto alguém não se converte a um entendimento espiritual, um véu é colocado sobre seu coração, com o qual se diz ou se pensa que a própria Escritura está coberta, isto é, um entendimento grosseiro: e este é o significado da afirmação de que um véu foi colocado sobre o rosto de Moisés quando ele falava ao povo, isto é, quando a lei era lida publicamente em voz alta. Mas se nos voltarmos para o Senhor, onde também está a palavra de Deus , e onde o Espírito Santo revela o conhecimento espiritual, então o véu é retirado, e com o rosto descoberto contemplaremos a glória do Senhor nas Sagradas Escrituras .
Excerto traduzido de ORIGIN. De Principiis (Livro I). Cap 1. 2. Disponível em: https://www.newadvent.org/fathers/04121.htm
Seleção e adaptação: Rafael Andrade Filho