toddler baptized

HÁ MAIS ALEGRIA EM DAR DO QUE EM RECEBER (At 20, 35)

LEITURAS DA LITURGIAPRAT 20

Santa Teresa De Ávila (1515 - 1582)

" Em tudo vos mostrei que, trabalhando deste modo, se deve ajudar os fracos, recordando as palavras do Senhor Jesus, que disse: 'Há mais alegria em dar do que em receber'". " (At 20, 35)

Observe que, quando desejamos o amor de alguém, é sempre por interesse próprio ou prazer. Aqueles que são perfeitos, no entanto, já têm debaixo dos pés todos os bens e regalos que o mundo lhes pode dar, de maneira que, mesmo que os desejassem, não os podem ter, a não ser que seja com Deus ou em tratar de Deus. Então, eles param de se importar com isso e, percebendo essa verdade tão claramente, riem ao pensar em como costumavam estar ansiosos para saber se suas afeições eram retribuídas ou não.

Ainda assim, por mais puro que nosso amor possa ser, é natural desejar que ele seja retribuído. Porém, vindo essa retribuição, veem que trata-se apenas de uma coisa feita de palha, um nada arejado, soprado de um lado para o outro pelo vento, pois depois de termos sido amados pelo mundo o que permanece para nós? Pois como disse, a natureza humana rapidamente se cansa de cuidar daqueles que não amam verdadeiramente. Portanto, almas perfeitas não buscam ser ou não amados, exceto se for para proveito da alma daqueles que as amam.

Parecer-vos-á que estas pessoas não querem a ninguém, nem sabem querer senão a Deus?

Na verdade, elas amam os outros mais, muito mais, e com amor mais verdadeiro, mais generoso e com mais paixão. Em uma palavra, esse é o verdadeiro amor . E estas tais almas são sempre afeiçoadas a dar muito mais do que a receber; iguais ao seu Criador. Digo que isto sim merece o nome de amor, pois todas as outras afeições básicas têm apenas lhe usurpado o nome.

Mas, se não amam pelas coisas que veem, a que se afeiçoam?

Verdade é que amam o que veem e afeiçoam-se ao que ouvem; mas estas coisas que veem são estáveis. Logo estes, se amam, passam além dos corpos, põem os olhos nas almas e olham se há nelas coisas para se amar. Se as não há, mas veem algum princípio ou disposição para que, se aprofundarem, achem ouro nesta mina, têm-lhe amor, não lhes dói o trabalho; não há coisa custosa que uma alma destas não faça de boa vontade por aquela a quem quer bem, porque deseja continuar a amá-la...

Excerto traduzido e adaptado de DE JESUS, SANTA TERESA. Way of Pefection. ebook Kindle. 2018. Excerto traduzido e adpatado por Rafael Andrade.

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS SOBRE A CARTA AO ROMANOS:

IMAGEM DE CAPA:

A QUEDA DA BABILÔNIA

Ciro, o Grande, derrotando o exército babilônico / 1831 / John Martin

O Zigurate ao fundo, sob um céu escuro e tempestuoso, com multidões em perigo