
HOMEM VITRUVIANO - LEONARDO DA VINCI (1Co 12)
1Co 12
PINTURASCULTURA1CO 12


1 Coríntios 12
Leonardo Da Vinci / 1490
Homem Vitruviano
São Paulo compara a unidade da Igreja, composta por uma variedade de fiéis individuais, à unidade do corpo de Jesus, com sua estrutura anatômica unificada. A imagem do Corpo Místico de Cristo em 1 Coríntios traz as características inconfundíveis da forma humana: mãos, pés, olhos e ouvidos. A mensagem de São Paulo é que, assim como o corpo humano funciona como um elemento unificado feito de partes separadas, cada membro da Igreja participa da graça unificadora de Deus de acordo com um papel único e indispensável. Santo Ambrósio comenta sobre essa passagem:
"Somos todos o único corpo de Cristo, a cabeça é Deus, e nós somos os membros. Alguns são os olhos, como os profetas, outros dentes, como os apóstolos, que passaram o alimento do evangelho pregando-o em nossos corações. Suas mãos são aquelas pessoas que são vistas realizando boas obras; seu ventre são aqueles que distribuem essa força de nutrição aos pobres. Assim, também, alguns são seus pés. E com isso eu poderia ser digno de ser seu calcanhar! Aquele, então, que perdoa as mais baixas ofensas, derrama água sobre os pés de Cristo, e enquanto salva os de baixa condição, está lavando os pés de Cristo". [1]
Este famoso desenho a tinta de Leonardo da Vinci exibe a unidade, racionalidade e proporção do corpo humano. Em sua síntese da ciência, matemática e arte, Leonardo modelou o desenho após ler a seguinte passagem escrita pelo arquiteto romano Vitrúvio (Sec I ac), cuja exploração das proporções do corpo humano em De Architectura Libri Decem precedeu Leonardo da Vinci em mais de mil e quatrocentos anos:
"Da mesma forma, as partes dos templos devem corresponder umas às outras e ao todo, O umbigo é naturalmente colocado no centro do corpo humano e, se em um homem deitado com o rosto para cima e as mãos e os pés estendidos, do umbigo como centro, um círculo será descrito, ele tocará seus dedos das mãos e dos pés. Não é apenas por um círculo que o corpo humano é assim circunscrito, como pode ser visto colocando-o dentro de um quadrado, Pois medindo dos pés ao topo da cabeça e, em seguida, através dos braços totalmente estendidos, encontramos a última medida igual à primeira; de modo que as linhas perpendiculares entre si, envolvendo a figura, formarão um quadrado." [2]
Nas notas que cercam o desenho, da Vinci expõe sua própria análise da anatomia do corpo humano, descobrindo proporções matemáticas ordenadas entre diferentes características componentes e relacionando cada uma com as medidas do corpo como um todo.
Não é interessante que ao invés do caos, há um padrão, uma forma e uma inteligibilidade em todos os cantos do universo?
Informações Técnicas:
Material: Lápis e tinta sobre papel
Dimensões: 34 cm × 24 cm
Localização Galeria da Accademia, Veneza, Itália
Referencias:
[1]. VITRÚVIO, Tratado de Arquitectura" Tradução do latim para português, introdução e notas por M. Justino Maciel (https://istpress.tecnico.ulisboa.pt/lvitruvio.html)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Homem_Vitruviano_(desenho_de_Leonardo_da_Vinci)
[2]. The Letters of S. Ambrose, Bishop of Milan: Translated, With Notes And Indices. eBook Kindle, 2019.
[3]. Stevens, M. The Word on Fire Bible: The Gospels. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020.