baby in white onesie lying on floor

"JÁ NÃO POSSO SUPORTAR SOZINHO O PESO..." (Nm 11, 14-25)

COMO O ESPÍRITO TRABALHA SOBRE OS LÍDERES?

LEITURAS DA LITURGIANÚMEROSPR

Papa João Paulo II (1920 - 2005)

"Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo:

é grande demais para mim." (Nm 11, 14)

É o Espírito de Deus que, segundo os autores sagrados, atua sobre os líderes, fazendo com que não apenas atuem em nome de Deus, mas também, com sua ação, sirvam verdadeiramente ao cumprimento dos desígnios divinos e, portanto, não busquem tanto a construção e o engrandecimento do próprio poder pessoal ou dinástico segundo as perspectivas de uma concepção monárquica ou aristocrática, mas sim a prestação de um serviço útil aos outros e, especialmente, ao povo. Pode-se dizer que, por meio dessa mediação dos líderes, o Espírito de Deus penetra e guia a história de Israel .

Já na história dos patriarcas , vemos uma mão superior , o executor de um plano que olha para a sua "descendência", guiando-a e conduzindo-a em sua jornada, em seus movimentos, em suas vicissitudes. Entre eles, temos José, em quem o Espírito de Deus reside como o espírito da sabedoria, descoberto por Faraó, que pergunta aos seus ministros: "Pode-se encontrar alguém semelhante a ele, que tenha o Espírito de Deus?" (Gn 41,38). O Espírito de Deus torna José capaz de administrar o país e de cumprir sua função extraordinária não apenas em benefício de sua família e suas ramificações genealógicas, mas também para toda a história futura de Israel.

O Espírito de Deus também atua sobre Moisés, mediador entre Javé e o povo , sustentando-o e guiando-o no êxodo que levará Israel a ter uma pátria e a se tornar um povo independente, capaz de cumprir sua tarefa messiânica. Num momento de tensão entre as famílias acampadas no deserto, quando Moisés lamenta diante de Deus que se sente incapaz de suportar “o fardo de todo este povo” (Nm 11,14), Deus lhe ordena que escolha setenta homens com os quais poderá estabelecer uma organização inicial de poder diretivo para aquelas tribos na jornada, e lhe anuncia: “Tomarei do espírito que está em ti e o porei sobre eles, para que carreguem contigo o fardo do povo, e tu não o carregarás sozinho” (Nm 11,17). E, de fato, quando setenta anciãos estavam reunidos ao redor da Tenda do Encontro, “Javé... tomou do espírito que estava nele e o deu aos setenta anciãos ” (Nm 11,25).

Quando, no fim da sua vida, Moisés deve preocupar-se em deixar um líder na comunidade, para que "não seja como um rebanho sem pastor", o Senhor indica Josué, "um homem em quem está o Espírito" (Nm 27, 17-18), e Moisés coloca "a sua mão" sobre ele para que também ele seja "cheio do espírito de sabedoria" (Dt 34, 9).

Excerto traduzido da AUDIÊNCIA GERAL DO SUMO PONTÍFICE JOÃO PAULO II, de 17 de Janeiro de 1990. Disponível em https://www.vatican.va/content/john-paul-ii/es/audiences/1990/documents/hf_jp-ii_aud_19900117.html

Seleção e Tradução: Rafael Andrade Filho.

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS SOBRE O LIVRO DO NÚMEROS:

IMAGEM DE CAPA:

A QUEDA DA BABILÔNIA

Ciro, o Grande, derrotando o exército babilônico / 1831 / John Martin

O Zigurate ao fundo, sob um céu escuro e tempestuoso, com multidões em perigo