
NO MUNDO DOS ÍCONES 1
NO MUNDO DOS ÍCONESCULTURAJO 4
a. Cristo em conversa com a Samaritana
Junto ao poço de Jacó (cf. Jo 4), Jesus Cristo aparece sentado: é a posição própria do mestre. Também a mão direita mostra o gesto de quem ensina. A mão esquerda traz o rolo da Palavra: Cristo é a Palavra (Verbo) do Pai.
A Samaritana tem a mão direita aberta: gesto de quem acolhe a Palavra-Água Viva. A mão esquerda, retraída com o cântaro, mostra que a outra água (que ela viera buscar) já ficou em segundo plano.
No fundo, é representada a cidade de Sicar. A cortina vermelha, já entreaberta, aponta para o início da abertura dos samaritanos à Boa Nova.
No centro do ícone, o poço – em forma de cruz, em analogia com a pia batismal – aponta para o Batismo cristão, onde somos mergulhados na água viva.




b. Cristo junto ao poço
- Além dos traços comuns ao primeiro ícone, acima, notar os detalhes seguintes:
A estrela de Davi (com 6 pontas) na parede do poço refere-se à frase do Evangelho: “A salvação vem dos judeus (Jo 4,22b).
Neste ícone, a Samaritana já recebeu um nimbo (auréola) de santidade pelo contato com Jesus. A água viva é ação santificante do Espírito Santo.
A mulher inclina a cabeça na direção de Cristo, como quem assente às suas palavras.
A pequena planta verde sugere vida nova, brotação, renascimento espiritual como dom do Salvador
É importante saber...
Os ícones são Evangelhos em imagem. Os cristãos do Oriente (ortodoxos, coptas, siríacos, maronitas etc.) conservam esta rica tradição de arte sacra que brotou da liturgia e se estendeu a todos os aspectos de sua vida. (ACS)