O CHAMADO DE SÃO MATEUS - CARAVAGGIO

PINTURASCULTURAMT 9LC 5MC 2

Rafael Andrade Filho

7/4/20242 min ler

Mateus 9:9-13
CARAVAGGIO - Ilália 1599-1600.
O Chamado de São Mateus

Perto da praça Navona, em Roma, ergue-se a esplêndida Igreja de Saint Luigi dei Francesi, e na parede de uma capela de canto escuro daquele edifício está pendurada uma tela inesquecível do pintor renascentista Caravaggio.

O Mateus, de Caravaggio, está sentado à mesa de coletor de impostos vestindo toda a elegância de um italiano do século XVI: meias de seda, chapéu de penas vistoso na cabeça e uma espada ao lado. Se o artista estivesse vivo hoje, provavelmente retrataria Mateus vestindo um terno Armani, um relógio Rolex no pulso e um sapato de couro Gucci nos pés. Mateus está cercado por todo um círculo de pessoas que, como ele, parecem presos nas superficialidades da vida nobre. E o tabuleiro em que eles se sentam está cheio do dinheiro que Mateus extorquiu de seus vizinhos e concidadãos.

Em frente aos cobradores de impostos está a misteriosa figura de Jesus, envolta em sombras. Ele estende a mão e indica Mateus, que aponta o dedo para o próprio peito e olha incrédulo para Jesus, como se dissesse: "Você está me chamando?" Assim como o mundo surgiu por meio de um puro ato de graça, a novidade da vida espiritual flui não do merecimento de quem a recebe, mas da pura generosidade de quem a dá. E como São Paulo escreveu na primeira carta a Timóteo, "Deus deseja que todos sejam salvos". (1Tm, 2, 4). Mesmo aqueles que, como Mateus, se encontram profundamente enraizados em um estilo de vida hostil à vontade divina. Se a vida espiritual é interpretada como um jogo de mérito e merecimento, realização e recompensa, ela se torna disfuncional. Ela deve ser pensada como uma graça recebida com alegria.

Observe os detalhes do quadro:

Jesus apontando o dedo. O dedo indicador de Jesus é modelado na famosa representação de Michelangelo da criação de Adão no teto da Capela Sistina. O que é surpreendente é que a mão de Jesus não está modelada na mão de Deus, mas na mão de Adão. Isso quer mostrar que Cristo é o novo Adão, o qual nos redime do pecado do primeiro Adão.

O Gesto de Mateus. A mão esquerda de Mateus é colocada de forma semelhante à de Cristo, mas direcionada de volta para si mesmo. A mensagem que ele está transmitindo a Jesus é: "Sério? Você está me escolhendo?" Em contraste com isso está a posição de sua mão direita, que se estendeu em direção ao dinheiro sobre a mesa. Os dois gestos parecem conflitantes um com o outro, e revelam uma luta no coração de Mateus, entre seus apegos mundanos e o chamado de Jesus.

O Raio de Luz. Esta pintura é um exemplo espetacular da técnica chamada “chiaoscuro” característica de Caravaggio. É uma técnica na qual contrastes extremos entre luz e sombra são usados para chamar a atenção para áreas chaves da composição. Nesta pintura, o raio de luz acima da mão de Cristo enfatiza o poder e a autoridade com que Ele convoca Mateus a sair de uma vida de conforto e ganância para segui-lo.

Fonte: *Barron, R. The Word on Fire Bible. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020. p. 65.

*Bispo de Winona–Rochester, MN.