OS VITRAIS DE SAINTE-CHAPELLE: DEIXE A LUZ DE CRISTO ENTRAR
ARQUITETURACULTURAJO 8
João 8:12
França, séc. XIII
Os Vitrais de Sainte-Chapelle
Os Construtores de Saint Chappelle
Sainte-Chapelle, que se traduz como "Capela Sagrada", era a capela real do rei da França e serviu como relicário para a Coroa de Espinhos de Cristo, depois que ela foi trazida do Oriente Médio para a Europa. A arquitetura desta capela representa o culminar das ideias estabelecidas pelo estilo gótico: uma ênfase no movimento vertical em direção ao céu; tetos altos; e paredes imponentes de vitrais em forma de cortina, projetadas para permitir a entrada de tanta luz quanto possível.
Essa obsessão pela luz, na arquitetura da igreja francesa, está diretamente ligada ao Evangelho, onde Jesus nos diz que Ele é a luz do mundo (cf. Jo 8,12). As janelas da Sainte-Chapelle não são apenas maravilhosas por si só; elas também revelam e realçam a beleza das superfícies próximas, que refletem as cores e padrões do vidro - cada um à sua maneira. Da mesma forma, nós, como cristãos, somos chamados a receber e deixar passar a luz de Jesus, iluminando o nosso redor. Quanto mais luz pudermos receber Dele, mais distintas e luminosas nossas próprias vidas se tornarão; e podemos ver com maior clareza e reconhecer as qualidades que a luz de Cristo imprime em tudo com que entra em contato.
Observe os detalhes da arquitetura:
Vitrais estilo Rayonnant
Sainte-Chapelle representa os princípios de construção de igrejas góticas levados aos seus extremos. Esta época, conhecida como estilo Rayonnant, era famosa por suas janelas imponentes que maximizavam a luz natural que entrava no interior da igreja,


Referencias:
Stevens, M. The Word on Fire Bible: The Gospels. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Sainte-Chapelle#/media/Ficheiro:Saintechapelle8f.jpg
Colunatas agrupadas
Como as janelas da Sainte-Chapelle são tão grandes, colunas excepcionalmente fortes chamadas colunatas agrupadas foram projetadas para suportar toda a carga do teto. Por causa dessas colunas, quase nenhum peso do teto recai sobre as áreas de vidro,
Teto pintado de estrelas
Os tetos das igrejas desse período geralmente apresentavam numerosas estrelas pintadas em um campo azul. Isso representa a dissolução da fronteira entre o céu e a terra, durante a Missa.