baseball player kneeling on ground

QUATRO SINAIS DE QUE O AMOR DE DEUS É O MAIOR (Jo 3, 16)

Sobre a Liturgia deste Domingo (15/09/2024)

LEITURAS DA LITURGIAPRJO 3RM 5OS EVANGELHOS

Santo Tomás de Aquino (1225 - 1274)

9/14/20241 min ler

"Pois Deus amou tanto o mundo,

que deu o seu Filho unigênito,

para que não morra todo o que nele crer,

mas tenha a vida eterna."

(1Co 9, 24)

[João] nos mostra aqui, a partir de quatro pontos de vista, que esse amor de Deus é o maior de todos. Em primeiro lugar, do ponto de vista da pessoa Daquele que ama, que é Deus e, portanto, ama incomensuravelmente. Então, Ele diz, Pois Deus amou tanto: "Ó favorito entre os povos, todos os Seus santos estavam sob seus cuidados" (Dt 33:3).

Em segundo lugar, da condição daquele que é amado, porque é o homem, criatura corpórea do mundo, isto é, existente em pecado: "Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores" (Rm 5,8). Assim ele diz, o mundo.

Em terceiro lugar, da grandeza de seus presentes, pois o amor é demonstrado por um presente; como diz Gregório: "A prova do amor é dada pela ação". Mas Deus nos deu o maior dos presentes, seu Único Filho, e por isso Ele diz, que deu seu Filho Unigênito. "Aquele que não poupou seu próprio Filho, mas que por todos nós o entregou" (Rm 8:32).

Ele diz, seu Filho, ou seja, seu Filho natural, consubstancial, não um filho adotivo, ou seja, não aqueles filhos dos quais o salmista diz: "... Sois deuses, sois todos filhos do Altíssimo" (Sl. 82:6). Isso mostra que a opinião de Ário é falsa: pois se o Filho de Deus fosse uma criatura, como ele disse, a imensidão do amor de Deus pela aquisição de uma bondade infinita, que nenhuma criatura pode receber, não poderia ter sido revelada Nele. Ele ainda diz Unigênito, para mostrar que Deus não tem um amor dividido entre muitos filhos, mas tudo isso é para aquele Filho que ele deu para provar a imensidão de seu amor: "O Pai ama o Filho e mostra-lhe todas as coisas que faz." (João 5:20).

Em quarto lugar, da grandeza do seu fruto, porque por Ele temos a vida eterna. Por isso, Ele diz, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna, que Ele obteve para nós pela morte de cruz.

Excerto traduzido de AQUINAS, T. Commentary on the Gospel of John 1-8: Latin-English. Ed Opera Omnia. Kindle Edition. 2018