
RESSURREIÇÃO - CECCO DE CARAVAGGIO
1 Co 15
PINTURASCULTURA1CO 15


1 Coríntios 15
Itália 1619 - 1620
Ressurreição
CECCO DE CARAVAGGIO
No décimo quinto capítulo de sua Primeira Carta aos Coríntios, São Paulo declara: "Se Cristo não ressuscitou, vã é a nossa pregação, e vã nossa fé" [1]. A própria vida de pregação de São Paulo - e, de fato, toda a vida da Igreja - repousa sobre a ressurreição física e corporal de Cristo dentre os mortos. A esperança de nossa própria ressurreição corporal no fim dos tempos também repousa no fato da Ressurreição, como Paulo continua enfatizando neste capítulo. Jesus ressuscitou e a morte "foi tragada pela vitória".
A Ressurreição, acredita-se, foi pintada por Francesco Buoneri, um dos seguidores mais próximos de Caravaggio, o pintor inovador e influente do período barroco italiano. Acredita-se que Buoneri possa ter passado muito tempo auxiliando Caravaggio, adquirindo uma compreensão profunda e em primeira mão das técnicas e métodos revolucionários de seu mestre. Uma conexão pessoal entre Buoneri e Caravaggio é sugerida por seu apelido, Cecco (um diminutivo de Francesco) de Caravaggio.
A Ressurreição exagera o contraste ousado de claro e escuro e o tratamento realista de figuras sagradas que eram marcas registradas do estilo revolucionário de Caravaggio. Nesta imagem sobrenatural da Ressurreição, vemos uma fusão hiper-realista de poder sobrenatural e detalhes físicos vívidos. Dentro desta pintura, que tem mais de três metros de altura, vemos tons de pele luminosos, asas emplumadas, armaduras reluzentes e tecidos opulentos. Essa união, de assuntos espirituais com naturalismo pictórico convincente, traz a glória do evento diretamente para o mundo do espectador e projeta a narrativa do Evangelho no espaço tridimensional. As figuras - que são pintadas em tamanho real na superfície da tela - respondem em confusão e terror, ao verem Jesus ressuscitando em glória da sepultura. Eles fogem, enquanto o braço triunfal de Jesus gesticula em vitória.
Esta Pintura, atualmente, se encontra no Instituto de Arte de Chicago, EUA.
[1] 1 Co 15, 14.
Referencias:
Stevens, M. The Word on Fire Bible: The Gospels. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020.
https://www.artic.edu/artworks/19336/the-resurrection
https://www.radwin.org/michael/projects/cecco_resurrection.pdf