
SÃO FRANCISCO RECEBENDO OS ESTIGMAS - GIOTTO
(2Co 4, 8-10)
PINTURASCULTURA2CO


2 Coríntios 4:8-10
Ilália 1295-1300.
São Francisco Recebendo os Estigmas
GIOTTO
Um tema importante da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios é a capacidade de Deus de transformar a fraqueza humana em força sobrenatural. A confiança de Paulo nesta realidade é tão profunda que até mesmo seus sofrimentos e fracassos são motivo de alegria e glória. Isso ocorre porque ele vê sua dor e tristeza como uma oportunidade de se aproximar de Cristo, não apenas como uma testemunha de sua cruz salvadora, mas como um participante ativo em seu poder redentor.
Nesta peça do pintor proto-renascentista Giotto, vemos São Francisco de Assis, um santo que entendeu esse princípio de sofrimento não apenas por Jesus, mas com Jesus. Francisco é mostrado recebendo os estigmas - as feridas do Cristo crucificado - em suas mãos, pés e lado. Feixes de luz procedem de um Cristo alado, conectando suas próprias feridas às que estão sendo impressas em São Francisco. Embora o corpo de São Francisco esteja sendo perfurado, ele parece tranquilo e suas mãos levantadas parecem se render graciosamente à vontade de Cristo crucificado.
A peça está em um estilo tipicamente bi-dimensional (em um único plano) de inspiração bizantina, exceto pela figura de São Francisco que é tridimensional e realista. As dobras em seu manto são altamente naturalistas, e o ponto de vista não é completamente frontal nem de perfil direto. Isso é típico de Giotto, que foi um dos primeiros pintores a introduzir representações mais fiéis da figura humana na tradição da pintura italiana.
Através do milagre dos estigmas, São Francisco foi capaz de encarnar verdadeiramente as palavras de 2 Coríntios: "Em tudo somos ... e sempre levamos em nosso corpo a morte de Jesus, para que também a vida de Jesus se manifeste em nosso corpo" (cf. 2Co 4, 8). Assim como a Paixão de Cristo só pode ser entendida em termos da Ressurreição, o mesmo acontece com os estigmas de São Francisco. Seu objetivo não era infligir sofrimento desnecessário, mas sim revelar o poder de Jesus, cujo corpo ferido é nossa esperança final de glória.
Predela
A predela mostra três cenas da vida do santo: O Sonho do Papa Inocêncio III , A Aprovação da Regra Franciscana e O Sermão aos Pássaros .
O Sonho do Papa Inocêncio III. O Papa Inocêncio III se mostrou adverso ao dar apoio a Francisco e seu novo grupo de seguidores. Então, teve um sonho no qual viu Francisco sustentando com seu corpo a Basílica de São João de Latrão, a catedral da Diocese de Roma, que estava a ponto de desmoronar. O quadro mostra a igreja inclinada e uma coluna prestes a quebrar. A presença de São Pedro para indicar que o Papa está dormindo durante a visão foi uma técnica inovadora na época.
A Aprovação da Regra Franciscana. O quadro mostra a confirmação pelo Papa da Ordem Franciscana e é retratada em uma sala com arcos para criar perspectiva.
O Sermão aos Pássaros se destaca por sua simplicidade e abstração, graças ao seu fundo dourado sem decorações.
Referencias:
Stevens, M. The Word on Fire Bible: Acts, Letters, and Revelation. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020. p. 319.
https://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Francis_Receiving_the_Stigmata_(Giotto)