man and woman ceramic figurine

TOMA O MENINO E SUA MÃE! (Mt 2,13-15.19-23)

OS EVANGELHOSMT 2

Antonio Carlos Santini

12/28/20253 min ler

Este foi o imperativo que o anjo do Senhor apresentou a José, no mundo nebuloso dos sonhos. Não era apenas uma sugestão: era uma ordem inadiável, pois envolvia a própria vida do Salvador. Por isso mesmo, José obedece sem demora.

No romance “A Sombra do Pai”, que tive a alegria de traduzir para a Editora Cultor de Livros, o escritor Jan Dobraczynski narra esta experiência:

“A voz que acabava de ouvir fez com que José se sentasse em seu leito. Estava seguro de que não estava dormindo, mas devia ter cochilado, pois não havia ninguém na gruta. A lamparina mal ardia – uma pequena luz trêmula. Longe dela, tudo desaparecia na penumbra. Ouvia a respiração dos adormecidos: a respiração de Miriam, mais profunda, e a do Menino, mais rápida e leve. No fundo da gruta, atrás de um tabique, estava o asno. Não se ouviam outros sons.

Apesar de tudo, José não voltou a deitar-se. Pôs os pés no chão frio. As palavras que lhe parecia ter ouvido soar ao seu lado completavam as palavras que tinham sido ditas em sonho. Tinha de ter estado adormecido, porque se lembrava de ter visto um estranho envolto em uma espécie de manto colorido e com asas irisadas. Jamais tinha visto alguém semelhante.

Lentamente, José extraía de sua memória o começo da fala daquele ser extraordinário: ‘O rei Herodes quer matar o Menino. Tendes de fugir. Tendes de ir para o país de Cam, a terra da qual Moisés, um dia, tirou o povo de Israel. Reuni vossas forças, dificuldades e perigos esperam por vós. Desperta rapidamente a mãe, pegai o Menino. Não tendes tempo. Precisais apressar-vos. Fugi!...’”

“Tudo é conduzido por Deus – observa Helmut Gollwitzer. Aqui, o instrumento de que ele se serve é José. Como um homem da Antiga Aliança, ele é conduzido por visões e sonhos, ele caminha pela fé, isto é, na obediência à Palavra de Deus. José é o servidor ‘fiel e vigilante’ cujo ministério consiste inteiramente em levar a sério a Palavra de seu Senhor, e que se deixa conduzir em todas as suas decisões pelas advertências divinas.”

É a obediência de José que garante a segurança e a vida de Jesus. Em tempos de racionalismos e rebeldias – este nosso tempo! –, quando tudo deve ser passado pelo crivo da lógica e por garantias cerebrinas, não custa lembrar o quanto devemos à obediência de José...

Orai sem cessar: “A obediência vale mais que o sacrifício...” (1Sm 15,22)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São Mateus, Cap. 2, 13-23

Fuga para o Egito e massacre dos inocentes —13Após sua partida, eis que o Anjo do Senhor manifestou-se em sonho a José e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito. Fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. 14Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe, durante a noite, e partiu para o Egito. 15Ali ficou até a morte de Herodes, para que se cumprisse o que dissera o Senhor por meio do profeta: Do Egito chamei o meu filho.16Então Herodes, percebendo que fora enganado pelos magos, ficou muito irritado e mandou matar, em Belém e em todo seu território, todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo de que havia se certificado com os magos. 17Então cumpriu-se o que fora dito pelo profeta Jeremias: 18Ouviu-se uma voz em Ramá, choro e grande lamentação: Raquel chora seus filhos e não quer consolação, porque eles já não existem.

Retorno do Egito e estabelecimento em Nazaré —19Quando Herodes morreu, eis que oAnjo do Senhor manifestou-se em sonho a José, no Egito, 20e lhe disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e vai para a terra de Israel, pois os que buscavam tirar a vida ao menino já morreram”. 21Ele se levantou, tomou o menino e sua mãe e entrou na terra de Israel. 22Mas, ouvindo que Arquelau era rei da Judéia em lugar de seu pai Herodes, teve medo de ir para lá. Tendo recebido um aviso em sonho, partiu para a região da Galiléia 23e foi morar numa cidade chamada Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareu.

Texto da Bíblia de Jerusalém.

IMAGEM DE CAPA:

A ADORAÇÃO DOS MAGOS

REMBRANDT / 1634

Museu Hermitage, São Petersburgo, Russia

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO MATEUS: