TRANSFIGURAÇÃO - RAFAEL (Lc 9,28-36)

PINTURASCULTURAPRLC 9MT 17MC 9

Michael Stevens

8/6/2025

Lucas 9:28-36

TRANSFIGURAÇÃO

RAFAEL

1516-1520

Rafael é considerado um dos maiores pintores do Renascimento, junto com Michelangelo - seu grande rival - e Leonardo da Vinci. Seu trabalho exemplifica o estilo do Alto Renascimento, com sua composição estruturada e estável.

Esta pintura - a última obra que Rafael trabalhou antes de morrer - mostra a Transfiguração, onde Jesus revelou sua glória aos seus discípulos. No topo da composição, a figura de Jesus brilha em um branco fresco e brilhante. Logo abaixo estão seus discípulos, que estão deitados no chão em admiração e cobrem seus rostos da luz ofuscante. Na parte inferior, um endemoninhado é trazido diante de Jesus, formando uma narrativa complementar à Transfiguração e colapsando criativamente a sequência de eventos na narrativa de Lucas em um único momento no tempo. Juntas, as duas histórias fornecem um contraste entre os poderes da luz e das trevas, do bem e do mal.

Rafael, um colorista brilhante, usa cada instância das vestes nas figuras para trazer à tona tons sutis de azul, verde, vermelho e dourado. Todas as figuras parecem ser iluminadas pela mesma luz surreal e de outro mundo de Cristo, que ilumina toda a cena e fornece a fonte de toda a riqueza dos matizes. Em vez de homogeneizar a paleta de cores, a luz de Jesus faz com que cada personagem se torne mais distinto e vibrante. Ao criar essa dinâmica de luz e cor no meio da escuridão aterrorizante - tanto óptica quanto espiritual - Rafael nos lembra que, ao mesmo tempo em que a radiação de Cristo expulsa o mal, ela também faz com que aqueles próximos a ele se tornem mais e mais autenticamente eles mesmos.

Notar os detalhes:

Moisés e Elias

No Evangelho, Moisés e Elias acompanham Jesus enquanto ele é transfigurado. Na pintura, Rafael organiza seus corpos para se inclinarem suavemente em direção a Cristo, formando um triângulo que converge em sua cabeça. No Renascimento, triângulos eram símbolos de perfeição, e ao usar essa estrutura composicional, Rafael mostra como Jesus traz a Lei e a profecia do Antigo Testamento - simbolizadas aqui por Moisés e Elias - à realização perfeita.

As figuras à esquerda emergindo das árvores são São Justo e São Pastor, que compartilham seu dia de festa com a Festa da Transfiguração.

Material: Óleo sobre tela

Localização Pinacoteca do Vaticano, Roma

Fontes:

Excerto traduzido de: Stevens, M. The Word on Fire Bible: The Gospels. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020.