VOCÊ QUER HONRAR O CORPO DE CRISTO? (Tg 1, 27)
"Com efeito, a religião pura e sem mancha diante de Deus Pai, é esta: assistir os órfãos e as viúvas em suas tribulações e não se deixar contaminar pelo mundo." (Tg 1, 27)
Você quer honrar o corpo de Cristo? Não o negligencie quando estiver nu; não o negligencie perecendo lá fora de frio e nudez, enquanto você o honra vestido com roupas de seda. Pois Aquele que disse: "Isto é o meu corpo", e por Sua palavra confirmou o fato, também disse: "Vós me vistes com fome e não me alimentastes"; e, "Quando não o fizestes a um destes pequeninos, a mim o deixastes de fazer". Pois para honra-lo corretamente, na verdade, não é preciso estar bem-vestido, mas sim ter uma alma pura...
Aprendamos, portanto, a ser rigorosos na vida e a honrar a Cristo como Ele mesmo deseja. Pois para Aquele que é honrado, a honra que Ele deseja é mais agradável do que a honra que consideramos a melhor. Pedro também pensou em honrá-lo, proibindo-o de lavar seus pés, mas fazê-lo não foi uma honra, sim o contrário.
Assim o honras com esta honra que Ele ordenou, gastando tua riqueza com os pobres. Uma vez que Deus não tem necessidade alguma de vasos de ouro, mas de almas de ouro.
E digo estas coisas, não proibindo que façam ofertas para a Igreja; mas exigindo que você, junto com elas e antes delas, faça caridade. Pois Deus aceita as ofertas, mas muito mais a caridade. Pois no primeiro caso só o ofertante é beneficiado, mas no outro também o recebedor. Nas ofertas, o ato parece ser um motivo até mesmo de ostentação; mas, na caridade, tudo é misericórdia e amor ao ser humano.
Pois de que adianta quando a Sua mesa está cheia de taças de ouro, mas Ele perece de fome? Primeiro alimente-o, pois tem fome, e depois enfeite abundantemente também sua mesa. Você faz para Ele um copo de ouro, enquanto não lhe dá um copo de água fria? De que isso adianta? Você enfeita à Sua mesa de panos de ouro, enquanto a Ele mesmo não ofereces a vestimenta necessária? E que bem vem disso? Pois diga-me, se você vir alguém sem comida necessária e não apaziguar sua fome, enquanto você primeiro cobre-lhe a mesa com prata; Ele realmente agradeceria a você, e não ficaria indignado? Novamente, se você visse alguém envolto em trapos e rígido de frio e negligenciasse em dar-lhe roupas, mas, ao invés, construísse colunas de ouro, dizendo-lhe que as fez “em Sua honra"; Ele não diria que você estava zombando, e consideraria isso um insulto extremo?
Que este seja o seu pensamento em relação a Cristo também, quando Ele estiver andando por aí como um andarilho e um estranho, precisando de um teto para cobri-lo; e você, negligenciando recebê-lo, enfeitas um pavimento, paredes e capitéis de colunas, e penduras lâmpadas em correntes de prata, mas a Ele mesmo, encarcerado na prisão, nem mesmo o visitarás.
Excerto Traduzido de "Homilies on Matthew" [Homilias sobre Mateus], de São João Crisóstomo.
Tradução: Rafael Andrade Filho