AGORA NÓS CREMOS! (Jo 16,29-33)
Antonio Carlos Santini
6/2/2025
Comovidos pelo clima do encontro e pelo tom de despedida, os apóstolos repetem entre si: “Agora nós cremos que saíste de Deus!” Mas Jesus sabe que virá a grande provação, e eles – ainda sem o Espírito de Pentecostes – irão hesitar e cair...
André Scrima vê a atitude dos apóstolos como o comportamento da criança que repete as frases habituais da mãe, ainda que não captem seu significado profundo. Mas Jesus não se ilude, pois eles serão submetidos a um drama esmagador, muito acima da simples resistência humana. O Mestre sabe que os discípulos serão dispersados. Sabe que, na sua “hora”, só pode contar com uma companhia fiel: o Pai.
Agora, não é a hora de contar com apoios humanos, quando o mundo inteiro se levanta contra o Escolhido do Pai. Um único consolo: “O Pai está comigo...”
Um ponto essencial da formação dos discípulos é a revelação, sem máscaras e subterfúgios, da cruz que está à espera deles: “No mundo tereis aflições”. Estou convencido de que a sombra da cruz vem sendo escamoteada na formação dos discípulos. Parte dessa lacuna se deve à supressão das disciplinas de Ascética e Mística no currículo dos seminaristas. Mas também são raros aqueles que, pregando para fiéis leigos, realçam a hora da cruz. Isto explica o número crescente de missionários... demissionários...
Ao contrário, é cada vez maior o número de pregadores que insistem na religião como anestesia, como fonte de cura, de alívio e... de recusa da dor. Uma espécie de absurdo cristianismo sem cruz. Existe mesmo uma denominação evangélica que chega ao ponto de escrever na fachada de seus templos: PARE DE SOFRER!
Ao mesmo tempo que antecipa as provações do discípulo, Jesus traz a garantia da vitória final: “Eu venci o mundo!” (Jo 16,33.) Notar o verbo no passado: “venci”. Mesmo antes de passar na carne a sua paixão, Jesus sabe que já é vencedor.
Não devemos temer a cruz, as fragilidades inerentes à nossa condição humana. Como diz Carlos Vallés, nós somos “soldados feridos de um exército vitorioso”. Mas é exatamente a cruz o estandarte de nossa vitória.
Orai sem cessar: “Nós, porém, anunciamos Cristo crucificado...” (1Cor 1,23)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança
Leitura do Evangelho de João, Cap. 16, 29-33
29 Seus discípulos lhe dizem: “Eis que agora falas claramente, sem figuras! 30 Agora vemos que sabes tudo e não tens necessidade de que alguém te interrogue. Por isso cremos que saíste de Deus”. 31 Jesus lhes responde: “Credes agora? 32 Eis que chega a hora — e ela chegou em que vos dispersareis, cada um para o seu lado, e me deixareis sozinho. Mas eu não estou só, porque o Pai está comigo. 33 Eu vos disse tais coisas para terdes paz em mim. No mundo tereis tribulações, mas tende coragem: eu venci o mundo!”
Palavra da Salvação.
Fonte: Bíblia de Jerusalém

