a statue of a person wearing a robe

E A MÃE DE JESUS ESTAVA LÁ... (Jo 2,1-11)

OS EVANGELHOSPRJO 2

Antonio Carlos Santini

10/12/2025

Onde estava a Mãe de Jesus? Em uma festa de casamento que acontecia em uma simples aldeia da Galileia. Mas ela não está apenas em Caná: também está na vida de cada cristão salvo por seu Filho.

Como age em Caná a Mãe de Jesus? Ela observa a carência dos noivos pobres e a humilhante falta de vinho. Dirige-se diretamente ao Filho em atitude de intercessão. Orienta os serventes da festa sobre o modo apropriado de agir, destacando a importância da obediência: “Fazei tudo o que ele vos disser...” E em seguida, apaga-se e sai de cena...

Como age a Mãe de Jesus na vida do cristão? Observa nossas fragilidades, nossas necessidades. Dirige-se ao Filho como intermediária, como ponte entre os homens e o Salvador. Orienta-nos para a importância da atenção e da obediência às instruções do Filho. Mas não sai de cena, pois não se esquece da herança que recebeu ao pé da cruz: “Mulher, eis o teu filho!” (Jo 19,26).

Alguns reclamam de um pretenso exagero católico em relação à Maria dos Evangelhos. Eles se esquecem de que, além do primeiro milagre de Jesus, ela está presente nos momentos fundamentais da História da Salvação: a Encarnação, a Natividade, a Paixão, o Pentecostes. Eles se esforçam-se por ignorar que Maria foi o instrumento que Deus quis como “necessário”, pois desempenhou um papel essencial na redenção da humanidade.

Consideremos ainda a reflexão de Dom Claude Rault, que foi bispo do Saara argelino: “As bodas de Caná, em sua simplicidade, nos revelam qual é o papel de Maria na vida do discípulo. Não é um papel de segundo plano que Deus lhe deu na história dos homens. Nós vermos claramente que ela ocupa um lugar à parte, lugar em que ela mostra ao mesmo tempo iniciativa e apagamento. Ela é aquela que trouxe Jesus ao mundo. E o traz ao mundo uma segundo vez ao lançá-lo na vida pública. Por meio de suas palavras – “Fazei tudo o que ele vos disser” – ela coloca no mundo os discípulos em sua tarefa de servidores da Nova Aliança. Foram estas palavras que os “geraram” para o serviço. Em minha vida de discípulo, é ela quem me coloca em presença de Jesus. Ela gerou-me para minha vocação de servidor da alegria simbolizada pela abundância do vinho. Depois ela se apaga...”

Sem a Mãe de Jesus, acabaríamos servindo apenas água: incolor, insípida, inodora. Com Maria, podemos ser servidores do vinho da Nova Aliança, vinho rubro, saboroso, perfumado, distribuindo alegria no meio da família de Deus, preparando-nos para as bodas definitivas, as bodas do Cordeiro (cf. Ap 19,7).

E depois – imitando Maria – sair de cena e nos apagar, sem esperar aplausos nem recompensas. Afinal, somos apenas servidores da mesa... escravos do Senhor...

Orai sem cessar: “Teus amores são melhores do que o vinho...” (Ct 4,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São João, Cap. 2, 1-11

1Três dias depois, celebravam-se bodas em Caná da Galileia, e achava-se ali a mãe de Jesus.2Também foram convidados Jesus e os seus discípulos.3Como viesse a faltar vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: “Eles já não têm vinho. 4Respondeu-lhe Jesus: “Mulher, isso compete a nós? Minha hora ainda não chegou”.* 5Sua mãe disse aos serventes: “Fazei tudo o que ele vos disser”. 6Havia ali seis talhas de pedra para a purificação dos judeus, cada uma contendo de duas a três medidas. 7Jesus lhes disse: “Enchei as talhas de água”. Eles as encheram até à borda. 8Então lhes disse: “Tirai agora e levai ao mestre-sala”. Eles levaram. 9 Quando o mestre-sala provou a água transformada em vinho — ele não sabia de onde vinha, mas o sabiam os serventes que haviam retirado a água — chamou o noivo 10e lhe disse: “Todo homem serve primeiro o vinho bom e, quando os convidados já estão embriagados serve o inferior. Tu guardaste o vinho bom até agora!” 11Esse princípio dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galiléia e manifestou a sua glória e os seus discípulos creram nele.

IMAGEM DE CAPA:

MONGE EM ORAÇÃO

J. Ferrer y Pallej /1899

© Coleção particular

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO LUCAS: