man looking up outdoor

FELIZES OS VOSSOS OLHOS! (Mt 13,16-17)

OS EVANGELHOSPRMT 13

Antonio Carlos Santini

7/26/2025

Neste Evangelho, Jesus contrasta as gerações anteriores, como os profetas de outrora, e a geração dos discípulos que, graças à revelação do Filho de Deus, teve acesso a mistérios até então escondidos. Ora, tal “privilégio” permanece atual, pois nós nascemos em meio cristão, enquanto milhões de pessoas desconhecem o Salvador.

Basta considerar que apenas seis nações – Índia, China, Japão, Indonésia, Bangladesh e Paquistão – somam 48% da população do planeta, mas apresentam um percentual de cristãos em torno de 2,5% de seus habitantes. Enquanto nós fomos mergulhados no Jordão de nosso batismo, os hindus mergulham nas águas do Ganges, com ritos de purificação que incluem uma placa seca de esterco de vacas sobre a cabeça...

É de Orígenes o seguinte comentário: “Todos aqueles que veem não são igualmente iluminados por Cristo, mas cada um o é na medida em que ele pode receber a luz. Os olhos de nosso corpo também não são igualmente iluminados pelo sol; quando mais se sobre a lugares elevados, mais se contempla do alto o seu levantar, melhor se percebe também seu brilho e calor. Igualmente o nosso espírito, quanto mais se elevar para perto de Cristo e se oferecer de perto ao brilho de sua claridade, tanto mais magnífica e brilhantemente será também irradiado por sua luz, como diz, pelo profeta, o próprio Senhor: ‘Aproximai-vos de mim, e eu me aproximarei de vós!’ (Tg 4,8)

Entretanto, não é da mesma maneira que nós vamos a ele, mas cada um segundo suas próprias possibilidades. Ou antes, de fato, é com as multidões que vamos a ele, e ele nos restaura ‘em parábolas’, para que não desfaleçamos em jejum pelo caminho, ou antes, sempre e sem cessar, ‘permaneçamos aos seus pés’, preocupados apenas em ouvir sua palavra, sem jamais nos deixarmos perturbar pelos ‘múltiplos cuidados do serviço’, mas escolhendo a melhor parte, que ‘não nos será tirada’ (Lc 10,42).

E sem qualquer dúvida, aqueles que assim se aproximam dele, recebem bem mais a sua luz. Mas se, como os Apóstolos, sem jamais nos afastarmos, por pouco que seja, permanecemos sempre com ele ‘em todas as suas tribulações’ (Lc 22,28), então ele nos explica em segredo o que ele havia dito às multidões, e no-lo esclarece, e é com mais claridade ainda que ele nos ilumina.

Enfim, houver alguém capaz de subir com ele até o alto da montanha, será ali iluminado, não somente pela luz de Cristo, mas pela voz do próprio Pai.”

Orai sem cessar: “Meus olhos estão continuamente no Senhor!” (Sl 25,15)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São Mateus, Cap. 13, 10-17

Por que Jesus fala em parábolas —10Aproximando-se os discípulos, perguntaram-lhe: ”Por que lhes falas em parábolas?” 11Jesus respondeu: “Porque a vós foi dado conhecer os mistérios do Reino dos Céus, mas a eles não. 12Pois àquele que tem, lhe será dado e lhe será dado em abundância, mas ao que não tem, mesmo o que tem lhe será tirado. 13É por isso que lhes falo em parábolas: porque vêem sem ver e ouvem sem ouvir nem entender. 14É neles que se cumpre a profecia de Isaías, que diz: Certamente haveis de ouvir, e jamais entendereis. Certamente haveis de enxergar, e jamais vereis. 15Porque o coração deste povo se tornou insensível. E eles ouviram de má vontade, e fecharam os olhos, para não acontecer que vejam com os olhos, e ouçam com os ouvidos, e entendam com o coração, e se convertam, e assim eu os cure. 16Mas felizes os vossos olhos, porque vêem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. 17Em verdade vos digo que muitos profetas e justos desejaram ver o que vedes e não viram, e ouvir o que ouvis e não ouviram.

Texto da Bíblia de Jerusalém.

IMAGEM DE CAPA:

O ANGELUS

JEAN-FRANÇOIS MILLET / 1857 - 1859

Museu d'Orsay , Paris, França

Leia Mais sobre o valor evangelizado desta pintura

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO MATEUS: