people walking on sidewalk near white and brown round ball

FRANCIS THOMPSON (1859 - 1907)

Poeta Católico Inglês. Expressou, como nenhum outro poeta, o amor de Deus em Busca do Homem, no seu magnífico poema: "O Cão do Céu".

BONS FILHOS DA IGREJABIOGRAFIACATOLICISMO

9/11/20242 min ler

"...não foge tanto o medo quanto o amor persegue."

Francis Thompson (1859-1907) , poeta crítico inglês, é mais conhecido por seu poema clássico “ The Hound of Heaven” [ O cão do Céu] (1890).

Thompson entrou no seminário em 1870 mas por fim decidiu não ser ordenado sacerdote. Depois ele iniciou e abandonou os estudos de medicina, fracassou como vendedor, foi rejeitado pelo exército e perdeu a mãe – sendo por essa sequência de falhas levado ao vício do ópio a partir de 1880, ano em que sua mãe morreu.

Oito anos depois, Wilfred Meynell, editor do Merry England, procurou o poeta que estava á beira da morte e mandou-o para um sanatório onde foi curado de seu vício em drogas. Após esse período de purgação, Thompson começou a escrever e publicar com seriedade.

Francis estabeleceu um bom relacionamento com os Meynells que, como família, inspiraram algumas de suas poesias. Os Meynell providenciaram a publicação de seu primeiro livro, Poems, em 1893. O livro atraiu a atenção de críticos simpáticos no St James's Gazette e outros jornais, e Coventry Patmore escreveu um aviso elogioso na Fortnightly Review de janeiro de 1894.

O poema de Francis, The Hound of Heaven [O Cão do Céu], foi chamado pelo Bispo de Londres de "um dos poemas mais tremendos já escritos" e pelos críticos de "a letra mais maravilhosa da língua", enquanto o Times de Londres declarou que "as pessoas ainda estarão aprendendo sobre esse poema daqui a 200 anos". Foi traduzido em quase todas as línguas, e em menos de trinta anos, foi estudado na Universidade de Tóquio, em japonês. Este é um poema combina com o clima moderno, em que as pessoas fogem de Deus. Thompson narra as várias fugas que usou para escapar do amor de Deus. Deus é o Cão do Céu que o esteve perseguindo até que se rendeu ao Amor.

"Porque mesmo me sabendo perseguido pelo Amor,

doía em mim demais

ter de abrir mão de tudo para tê-Lo."

Leia esse icônico poema neste link: https://institutodeiverbum.org/o-cao-do-ceu

Ele também publicou Sister Songs [Canções irmãs] foi publicado em 1895 e New Poems [Novos poemas], em 1897. Durante seus últimos dez anos, Thompson escreveu cerca de quinhentas resenhas e ensaios críticos e completou duas biografias, uma sobre Santo Inácio de Loyola (1909) e outra sobre São João Batista de la Salle (1911).

Ele morreu de tuberculose, com 48 anos de idade.

Fontes Consultadas:

https://en.wikipedia.org/wiki/Francis_Thompson

HARDON, John A. (org). O Tesouro da Sabedoria Católica. Tradução Igor Barbosa. Rio de Janeiro, Editora Petra, 2022.