MOISÉS " PISA" NA TERRA PROMETIDA

PRMT 17MC 9LC 9LEITURAS DA LITURGIANÚMEROSDEUTERONÔMIO

Rafael Andrade Filho

8/13/2025

O Senhor lhe disse:
"Eis aí a terra pela qual jurei a Abraão, Isaac e Jacó,
dizendo: Eu a darei à tua descendência.
Tu a viste com teus olhos,
mas nela não entrarás". (Dt 34, 4)

No trigésimo quarto capítulo de Deuteronômio, a Terra Prometida é mostrada a Moisés, do alto do Monte Nebo, mas é ele informado de que "nela não entrarás". Isso foi uma consequência da falta de fé de Moisés durante os eventos relacionados às águas de Meribá, no vigésimo capítulo de Números (cf. Nm 20, 12). Devido à sua insuficiente confiança na providência do Senhor, Moisés não pôde pisar na Terra Prometida. Sua vida termina sem realização total: ele vê a Terra Prometida com seus próprios olhos, mas seus pés são proibidos de entrar.

No entanto, um dia Moisés apareceria na Terra Prometida, diretamente ao lado do Cristo transfigurado. Moisés fala com Jesus enquanto a glória dEle é revelada (Mt 17,3). O ícone da Transfiguração (imagem acima) retrata este momento magnificamente, representando Cristo ao centro, Elias à esquerda, Moisés à direita e os discípulos em primeiro plano. As três figuras principais estão de pé sobre formações rochosas montanhosas.

Ao examinar minuciosamente esta obra, percebemos que do ponto de vista de Moisés, este evento paraleliza de maneira bela os últimos momentos de sua vida terrena, quando, em Deuteronômio, ele está sobre uma alta montanha para contemplar o que Deus prometeu ao seu povo. Desta vez, no entanto, seus desejos são realizados: com os pés "plantados" no solo firme da Terra Prometida, ele tem uma visão mais arrebatadora do que todos os territórios de Canaã: o próprio Deus descido à terra, vestido de branco resplandecente e brilhando como o sol.

O que um dia foi pode ter sido visto como uma simples proibição reprobatória, tornou-se uma promessa plena, recompensadora e pedagógica, cumprida em uma visão gloriosa além de qualquer expectativa.

...

Leia nosso artigo completo sobre o ícone da Transfiguração clicando AQUI ou na Imagem do Ícone acima