brown leafed tree near bed of yellow flowers

NÃO VEM OSTENSIVAMENTE... (Lc 17, 20-25)

OS EVANGELHOSLC 17

Antonio Carlos Santini

11/14/20243 min ler

Neste Evangelho, Jesus está respondendo a uma pergunta dos fariseus a respeito da irrupção do Reino de Deus. Ocorre que ele é uma realidade interior. Certamente não estará nas manchetes nem nos outdoors. O Reino é diferente do império do mal, que merece letras garrafais na primeira página.

Quer descobrir o Reino de Deus? Procure-o nas páginas internas, em letrinhas miúdas. Sabe, aquela notícia sobre a mulher do pequeno comerciante que esconde dois quilos de feijão numa sacola e leva para a viúva do bairro? Eis o Reino de Deus! Ou sobre aquela professora negra e idosa de Volta Redonda, já aposentada, que viu a molecada na praça e achou um jeito de abrir a capelinha abandonada para ali alfabetizar os pivetes? E ainda aqueles professores do colégio de ricos, em Belo Horizonte, que voltam à noite para lecionar gratuitamente aos alunos bolsistas da instituição?

Como? Não achou estas notícias? Claro que não vai achar: o Reino de Deus não é ostensivo, não faz propaganda, não solta foguetes. Não se trata de um reino com palácios, tapetes de veludo, lacaios e carruagens. E como ele é subterrâneo, você deve ter pensado que o Reino não existia. Pois se enganou...

Só excepcionalmente um servo de Deus recebe os holofotes do Prêmio Nobel, como Madre Teresa de Calcutá recebeu. E ela afirmou que ali estava em nome dos pobres do mundo inteiro. O dinheiro do prêmio virou arroz para os famintos. O carro que transportou o Papa na Índia e, a seguir, foi dado para ela, também foi vendido e trocado em remédios. Em novembro de 1964, Paulo VI doou a tiara papal para ser transformada em recursos para os pobres, na véspera de sua viagem a Bombaim.

Não deu notícia? É claro que não. Vamos, pois, parar com nossas lamentações do tipo “o mundo vai mal”, “a juventude está perdida”, pois elas brotam de nosso olhar envenenado pela TV. Vamos abrir os olhos e olhar em volta. Há milhares de jovens que deixaram casa e família, escola e trabalho para se dedicarem aos órfãos, aos velhinhos do asilo, aos drogados da Praça da Sé.

Abra os olhos e comece a perceber o Reino vivo e pulsante: professores que não abandonaram sua missão, enfermeiras suando sangue em unidades de saúde abandonadas pelo Governo, missionários passando fome com seu rebanho, crianças economizando selos e moedinhas para contribuir com esses missionários.

Vamos lá! Desligue a TV e abra a janela. Neste exato momento, o Reino pode estar passando na sua rua...

Orai sem cessar: “Venha o teu Reino!” (Mt 6,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Leia aqui o Evangelho...

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas cap. 17, 20-27

A vinda do Reino de Deus —20 Interrogado pelos fariseus sobre quando chegaria o Reino de Deus, respondeu-lhes: “A vinda do Reino de Deus não é observável. 21 Não se poderá dizer: ‘Ei-lo aqui! Ei-lo ali!’, pois eis que o Reino de Deus está no meio de vós”.

O Dia do Filho do Homem —22 Disse ainda a seus discípulos. “Dias virão em que desejareis ver apenas um dos dias do Filho do Homem, mas não o vereis. 23 E vos dirão: ‘Ei-lo aqui! Ei-lo ali!’ — não saiais, não sigais. 24 De fato, como o relâmpago relampeja de um ponto do céu e fulgura até o outro, assim acontecerá com o Filho do Homem em seu Dia. 25 Mas será preciso primeiro que ele sofra muito e seja rejeitado por esta geração. 26 Como aconteceu nos dias de Noé, assim também ocorrerá nos dias do Filho do Homem. 27 Comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento até o dia em que Noé entrou na arca; então veio o dilúvio, que os fez perecer a todos.

Fonte: Bíblia de Jerusalém.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

IMAGEM DE CAPA:

ORAÇÃO DE AGRADECIMENTO

Itália / 1901 / Domenico Morelli

Coleção Privada

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE LUCAS 17: