Mother Mary

O SENHOR ESTÁ CONTIGO! (2) (Lc 1,26-38)

OS EVANGELHOSLC 1PR

Antonio Carlos Santini

10/7/2025

No momento da Anunciação – exatamente aquele ponto da história humana em que se realiza a Encarnação do Verbo de Deus – o Anjo de Deus traz a Maria de Nazaré uma saudação festiva: “Alegra-te!” No texto grego, χαιρε! E logo em seguida, o motivo da alegria: “O Senhor está contigo!”

É verdade que a mesma frase poderia ter sido aplicada a importantes personagens da Escritura, como Abraão e os profetas, pois Deus também estava “com eles”. No caso de Maria, porém, o “estar” de Deus é tão profundo, que chega a mesclar-se à carne da mulher, escolhida e preparada para a missão única e irrepetível de ser a Mãe de Deus (cf. Lc 1,43). Assim, podemos extrair daqui uma definição muito própria: Maria é aquela ONDE Deus está...

Este Evangelho da Anunciação do Verbo foi escolhido para a liturgia da “memória” de Nossa Senhora do Rosário. Como observa Wolfgang Beinert, “o título aqui conferido a Maria exprime de maneira apropriada que a “memória” não se refere à forma de oração do rosário, mas A MARIA que, em razão da sublime posição que ocupa em tal oração, é invocada com o nome de ‘Rainha do santo rosário’ (ver Ladainha Lauretana)”.

“Efetivamente – prossegue Beinert – esta oração feita de louvor, de homenagem e de insistentes invocações, representa a forma mais concentrada da piedade mariana. Com a sua simplicidade, que a torna familiar também aos fiéis sem instrução, e com a sua profundidade de pensamento que só se evidencia numa reflexão e meditação muito atentas, ela representa a forma mais universal de oração praticada na cristandade católica.”

O importante é recordar que a legítima devoção mariana se mostra sempre centrada na pessoa de Jesus Cristo, tal como foi a própria vida de Maria, Mãe de Deus. Uma rápida avaliação percebe que todas as celebrações litúrgicas marianas são, no fundo, celebrações cristocêntricas: estão ligadas intimamente ao mistério da encarnação e da redenção em Jesus Cristo.

Mas também, ao mesmo tempo, tais celebrações lançam luz sobre a atitude do cristão, chamado a imitar Maria em sua pronta resposta a Deus, na virtude do Espírito Santo, acolhendo com fé a palavra/Verbo de Deus.

A serena contemplação dos “mistérios” do rosário recria a atmosfera absolutamente humana que a maternidade de Maria traz ao coração da Igreja, apontando um itinerário de intimidade e colaboração com Deus que ela mesma vivenciou do modo mais perfeito o acolher Jesus e dá-lo ao mundo.

Séculos de vida eclesial confirmam, nas comunidades e nos seus santos, a verdade de que Maria é o caminho mais curto para chegar a Jesus Cristo.

Orai sem cessar: “Entra com todo o esplendor a Filha do Rei...” (Sl 44,14)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São Lucas,
Cap. 1, 26-38.

A anunciação —26 No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, 27a uma virgem desposada com um varão chamado José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria. 28Entrando onde ela estava, disse-lhe: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” 29Ela ficou intrigada com essa palavra e pôs-se a pensar qual seria o significado da saudação. 30O Anjo, porém, acrescentou: “Não temas, Maria! Encontraste graça junto de Deus. 31Eis que conceberás no teu seio e darás à luz um filho, e tu o chamarás com o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai; 33ele reinará na casa de Jacó para sempre, e o seu reinado não terá fim”. 34Maria, porém, disse ao Anjo: “Como é que vai ser isso, se eu não conheço homem algum?”35O anjo lhe respondeu: “O Espírito Santo virá sobre ti e o poder do Altíssimo vai te cobrir com a sua sombra; por isso o Santo que nascer será chamado Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice, e este é o sexto mês para aquela que chamavam de estéril.37Para Deus, com efeito, nada é impossível.” 38Disse, então, Maria: “Eu sou a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o Anjo a deixou.

Texto da Bíblia de Jerusalém.

IMAGEM DE CAPA:

SÃO JOÃO BATISTA

Pintado por Gioacchino Assereto (Itália 1600-1649)

1630 / Óleo sobre Tela

Museu da Fundação Bemberg, Toulouse, França

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO LUCAS: