a body of water surrounded by lush green trees

ORIGEM DE JESUS CRISTO... (Mt 1,1-17)

OS EVANGELHOSMT 1

Antonio Carlos Santini

12/17/20243 min ler

Este Evangelho nos apresenta uma daquelas passagens que costumamos saltar ao ler a Escritura: um elenco de nomes estranhos, geração após geração, listando de Abraão a Maria, “da qual nasceu Jesus”.

Que teria levado o evangelista Mateus a optar por esta lista, em vez de prender logo a atenção do leitor com algum milagre ou alguma aparição angélica? Vejamos o comentário de São João Crisóstomo [347-407 d.C].

“É uma coisa espantosa ouvir dizer que um Deus, natureza inefável e que ultrapassa infinitamente nossos pensamentos, igual ao Pai, tenha descido ao seio de uma virgem, tenha-se dignado nascer de uma mulher e ter por antepassados Davi e Abraão. E que digo eu: Davi e Abraão? É preciso incluir – o que é mais terrível – essas mulheres perdidas [Betsabé, Tamar e Ruth] de que acabamos de falar.

Que vossos pensamentos se elevem ao ouvir isto, e não admitam nada de vil em vosso espírito: é um motivo a mais para admirar que o Filho do Eterno, o Filho consubstancial de Deus, tenha sofrido ser chamado o filho de Davi para nos comunicar o título de filho de Deus; que ele tenha querido ter um pai escravo a fim de dar o Senhor como pai para o escravo. Quando ouves, pois, que o Filho de Deus é também o filho de Davi, o filho de Abraão, não duvides que tu mesmo, filho de Adão, possas tornar-te filho de Deus. Não, ele não se teria humilhado desse modo sem ter um objetivo: o de nos elevar. Ele nasceu segundo a carne para fazer-te nascer segundo o Espírito.”

Crisóstomo vai encerrar sua reflexão conjurando-nos a meditar sobre estas coisas, capazes de produzir em nós os efeitos mais salutares. De fato, Cristo não veio para evitar nossas humilhações, mas para livrar-nos delas. Veio como médico, não como juiz. Por isso Ele assume integralmente a carne dos mortais, sem pejo e sem nojo. “Tal como esses homens desposaram mulheres perdidas, assim mesmo Deus se uniu a uma natureza que caíra na fornicação”, diz o Padre da Igreja.

Se o Salvador tivesse descido do Olimpo, aéreo e espiritual, isento das mazelas humanas, ele poderia permanecer alheio às sombras de nossa condição. Tendo, porém, nascido de nossa carne e de nosso sangue, ele conhece “de dentro” as nossas fraquezas e delas se compadece. Carne de nossa carne, e por ele que nos tornamos família de Deus. Este é o nosso Cristo...

Orai sem cessar: “E o Verbo se fez carne...” (Jo 1,14)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho segundo Mateus, Cap. 1, 1-17.

1 Genealogia de Jesus —1 Livro da origem de Jesus Cristo, filho de Davi, filho de Abraão: 2 Abraão gerou Isaac, Isaac gerou Jacó, Jacó gerou Judá e seus irmãos, 3 Judá gerou Farés e Zara, de Tamar, Farés gerou Esrom, Esrom gerou Aram, 4 Aram gerou Aminadab, Aminadab gerou Naasson, Naasson gerou Salmon, 5 Salmon gerou Booz, de Raab, Booz gerou Jobed, de Rute, Jobed gerou Jessé, 6 Jessé gerou o rei Davi. Davi gerou Salomão, daquela que foi mulher de Urias, 7 Salomão gerou Roboão, Roboão gerou Abias, Abias gerou Asa, 8 Asa gerou Josafá, Josafá gerou Jorão, Jorão gerou Ozias, 9 Ozias gerou Joatão, Joatão gerou Acaz, Acaz gerou Ezequias, 10 Ezequias gerou Manassés, Manassés gerou Amon. Amon gerou Josias, 11 Josias gerou Jeconias e seus irmãos por ocasião do exílio na Babilônia. 12 Depois do exílio na Babilônia, Jeconias gerou Salatiel, Salatiel gerou Zorobabel, 13 Zorobabel gerou Abiud, Abiud gerou Eliacim, Eliacim gerou Azor, 14 Azor gerou Sadoc, Sadoc gerou Aquim, Aquim gerou Eliud, 15 Eliud gerou Eleazar, Eleazar gerou Matã, Matã gerou Jacó, 16Jacó gerou José, o esposo de Maria, da qual nasceu Jesus chamado Cristo. 17Portanto, o total das gerações é: de Abraão até Davi, quatorze gerações; de Davi até o exílio na Babilônia, quatorze gerações; e do exílio na Babilônia até Cristo, quatorze gerações.

Texto da Bíblia de Jerusalém.

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO MATEUS:

IMAGEM DE CAPA:

A ÁRVORE DE JESSÉ

O 'Holkham Bible Picture Book',

em francês anglo-normandês, com algum texto em inglês

Cerca 1327-1335

Códice de pergaminho

© Biblioteca Britânica, Londres, Reino Unido