man in white crew neck t-shirt smoking cigarette

OS PRIMEIROS SERÃO OS ÚLTIMOS! (Mt 19,23-30)

OS EVANGELHOSPRMT 19

Antonio Carlos Santini

8/19/2025

Quem é o Primeiro? O Primeiro é Jesus Cristo, pois, como escreve São João, “no princípio era o Verbo”. Primeiro, sim, pois anterior a tudo. Anterior até mesmo à criação do universo. Nada existia, e ele era. E mais: “Nada foi feito sem Ele”. (Cf. Jo 1,3.)

Ora, exatamente Ele – que era o primeiro – fez-se o último de todos, ocupando o lugar mais baixo que se possa encontrar. O Apóstolo Paulo fala de seu rebaixamento voluntário: “Sendo ele de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens. E sendo exteriormente reconhecido como homem, humilhou-se ainda mais, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz”. (Fl 2,6-8.)

Charles de Foucauld nos fala dessa “descida” de Jesus: “Toda a sua vida, ele não fez outra coisa a não ser descer: descer ao se encarnar, descer ao se fazer criancinha, descer ao obedecer, descer ao se fazer pobre, abandonado, perseguido, supliciado, descer ao se pôr no último lugar”.

É óbvio que esse caminho incomoda, choca, colide com todos os ideais do mundo do capital e do consumo, da glória e do poder. Sempre haverá alguém tentando acomodar as exigências do Evangelho às comodidades do sistema. Toda proposta de rebaixamento será rotulada de insensatez.

E Inácio de Loyola nos adverte: “Para imitar mais de perto a Cristo, nosso Senhor, e ser de fato mais semelhante a Ele, eu quero e escolho a pobreza com o Cristo pobre, de preferência à riqueza; os opróbrios com o Cristo carregado de opróbrios, de preferência às honras. Eu desejo passar por um zé-ninguém e passar por louco pelo Cristo, o primeiro a passar como tal, antes que ser julgado um homem sábio e prudente neste mundo”. (3º grau de humildade.)

Enfim, quem nos propõe o último lugar é exatamente Jesus, que assim fez na prática. Sendo Deus, se faz homem. Sendo homem, se faz servo, lavando os pés dos discípulos. Desce mais, e morre na cruz como um escravo. Desce ao túmulo. Desce à mansão dos mortos. E, quando parece que esgotou todas as descidas... desce ao altar, sob a forma de pão. Trigo moído, amassado, assado.

Tudo para ser nosso alimento...

Aceitaremos descer com Jesus?

Orai sem cessar: “Jesus, manso e humilde de coração,

fazei o meu coração semelhante ao vosso!”

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São Mateus, Cap. 19, 23-30

O perigo das riquezas —23Então Jesus disse aos seus discípulos: “Em verdade vos digo que um rico dificilmente entrará no Reino dos Céus. 24E vos digo ainda: é mais fácil um camelo entrar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. 25Ao ouvirem isso, os discípulos ficaram muito espantados e disseram: “Quem poderá então salvar-se?” 26Jesus, fitando-os, disse: “Ao homem isso é impossível, mas a Deus tudo é possível”.

Recompensa prometida ao desprendimento —27Pedro, tomando então a palavra, disse:”Eis que nós deixamos tudo e te seguimos. O que é que vamos receber?” 28Disse-lhe Jesus: “Em verdade vos digo que, quando as coisas forem renovadas, e o Filho do Homem se assentar no seu trono de glória, também vós, que me seguistes, vos sentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. 29E todo aquele que tiver deixado casas ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou filhos, ou terras, por causa do meu nome, receberá muito mais e herdará a vida eterna. 30Muitos dos primeiros serão últimos, e muitos dos últimos, primeiros.

Texto da Bíblia de Jerusalém.

IMAGEM DE CAPA:

A Visão de São João da Cruz

Charles de La Fosse / Data desconhecida

Giz preto sobre giz vermelho, realçado com branco sobre papel cinza.

Museu Metropolitano de Arte, Nova Iorque, EUA

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO MATEUS: