
QUEM PODERÁ SALVAR-SE? (Mc 10,17-27)
OS EVANGELHOSMC 10
Antonio Carlos Santini
3/3/20253 min ler
Os discípulos se assustam diante do ensinamento de Jesus. Daí a pergunta cheia de inquietação. Nós também devíamos imitá-los. Afinal, camelos gordos que somos, dificilmente passaríamos pelo buraco da agulha. E Jesus nos garante: é impossível para os homens... Meditemos no que nos diz o teólogo e pastor Helmut Gollwitzer, profeta na resistência ao regime nazista:
“Do ponto de vista humano, a questão da vida eterna só poderia culminar em um fracasso, chocando-se ao muro deste ‘impossível’! O destino ou as condições desfavoráveis da existência humana nada têm a fazer com este fracasso: a impossibilidade em questão é ainda mais grave. A falência do homem provém da servidão onde o acorrenta seu próprio eu. Assim ele fecha para si mesmo o caminho da vida eterna.
Os discípulos tão bem compreenderam o final do diálogo entre Jesus e um jovem rico, que eles estão aterrorizados. E veem a si mesmos nesse impasse. Descobrindo a universalidade do julgamento de Jesus, eles percebem a que ponto ainda estão acorrentados às riquezas desta vida. Subitamente, o acesso ao Reino se revela para todos tão estreito quanto para os ricos dos quais Jesus nos fala nesta parábola. Então, ergue-se a pergunta inquieta dos discípulos: quem poderá ainda ser salvo? Pois a lei compreendida como um meio de salvação ou um potencial humano de graça sempre bate de frente contra esse ‘impossível’.
Mas resta ainda uma possibilidade maravilhosa. E Jesus a proclama abertamente. Não o faz mais sob a forma de uma lei, sempre suscetível de falsas interpretações, mas sob a forma do Evangelho: isto ‘é possível para Deus’. Tal é a realidade do Reino de Deus trazida por Jesus. É na sua vinda que o ‘impossível’ dos homens se torna o ‘possível divino’. O que a Lei não podia fazer, Deus o realizou ao enviar seu próprio Filho. Tendo o homem fracassado diante do mandamento, Deus retoma agora em mãos a obra da salvação. O sentido da Graça é agora esclarecido.”
Aí está: nossa salvação jamais será uma conquista. É puro dom. Pura Graça! Não temos nenhum recurso para arrombar as portas do céu a golpes de aríete. Que fazer, então? Basta aceitar com simplicidade e gratidão filial aquilo que o Pai nos oferece em seu Filho. Tudo é graça...
Ah! Ouço pregações pelagianas que conclamam ao esforço, à disciplina moralizante, à superação de más tendências, como se isto dependesse apenas de nosso voluntarismo! Faz-se silêncio sobre a ação interior do Espírito Santo em nós. E o espectro do “impossível” ronda nosso coração cada vez mais...
Orai sem cessar: “Quando eu for erguido, atrairei todos a mim!” (Jo 12,32)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Leitura do Evangelho de São Marcos, Cap. 10, 17-27
O homem rico — 17Ao retomar o seu cominho, alguém correu e ajoelho-se diante dEle,perguntado: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna?” 18Jesus respondeu: “Por que me chamas bom? Ninguém é bom senão só Deus. 19Tu conheces os mandamentos: Não mates, não cometas adultério, não roubes, não levantes falso testemunhos, não defraudes ninguém, hora teu pai e tua mãe”.
20Então ele replicou: “Mestre, tudo isso eu tenho guardado desde minha juventude”.
21Fitando-o, Jesus o amou e disse: “Uma só coisa te falta: vai, vende o que tens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois, vem e segue-me”. 22Ele, porém, contristadocom essa palavra, saiu pesaroso, pois era possuidor de muitos bens.
O perigo das riquezas —23Então Jesus, olhando em torno, disse a seus discípulos:“Como é difícil a quem tem riquezas entrar no Reino de Deus!” 24Os discípulos ficaramadmirados com essas palavras, Jesus, porém, continuou a dizer: “Filhos, como é difícil entrar no Reino de Deus! 25É mais fácil um camelo passar pelo fundo da agulha do que um rico entrar no Reino de Deus!”26Eles ficaram muito espantados e disseram uns aosoutros: “Então, quem pode ser salvo?” 25Jesus, fitando-se, disse: “Aos homens é impossível, mas não a Deus, pois para Deus tudo é possível”.
Texto da Bíblia de Jerusalém.
"Uma só coisa te falta"
JESUS E O JOVEM RICO
Athos Renzo Brioschi (1910-2000),
Esculpido em 1971,
Placa de bronze dourado na Chiesa di Santi Quattro Evangelisti, Milão, ItáliaItália

