
SUA MÃE E SEUS IRMÃOS... (Lc 8,19-21)
OS EVANGELHOSPRLC 8
Antonio Carlos Santini
9/23/2025
Todo leitor atento dos Evangelhos já sabe que esta passagem não apresenta nenhuma ofensa à Mãe de Jesus, pois Maria de Nazaré preenche com perfeição a “condição” para ser sua verdadeira Mãe: ouvir e praticar a Palavra de Deus (v. 21).
Igualmente, o mesmo leitor atento já sabe que, entre os grupos de língua semita (hebraico, aramaico etc.), a palavra “irmão” tem sentido mais amplo do que entre nós e não se restringe aos “irmãos biológicos”, incluindo outros parentes do mesmo clã (p. ex., Gn 13,8).
Assim sendo, vamos refletir sobre um ponto mais importante: a família não deve ser obstáculo para o cumprimento da missão que Deus nos reserva. Não há dúvida de que Jesus se transformara em um parente “incômodo” para a família desde que iniciara seu ministério público, atraindo multidões que acabavam com o sossego e a ordem à sua volta. Os mais próximos chegaram até a levantar a possibilidade de que estivesse mentalmente desequilibrado (cf. Mc 3,21).
Esta passagem de Lc 8 parece mostrar-nos Jesus inteiramente desapegado de sua família de origem. Os raros fragmentos dos evangelhos que se referem ao assunto deixam ver que sua pertença a uma família humana não seria para ele o menor entrave para sua missão. Ainda mais que ao menos uma parte de seus familiares não acreditava nele (cf. Jo 7,5).
Na visão do biblista Helmut Gollwitzer, “não pode haver nenhuma pertença natural, segundo a carne, a Jesus e seu Reino. Toda tentativa deste gênero cai por terra, não restando outra coisa senão sua livre graça. Jesus derruba todas as barreiras. Ninguém pode ser, a priori, contado entre os seus ou afastado deles. Ao contrário, todos os que ouvem o seu chamado estão perto, muito perto dele; já aqueles que não o ouvem estão longe, muito longe”.
É comum que uma vocação pessoal (não apenas a vocação religiosa) seja prejudicada pelo apego à família ou pela interferência de pais e parentes que não respeitam a individualidade da pessoa. O romancista francês Pierre L’Ermite é autor de um livro – “Foi assim que matei meu filho” - que mostra a tragédia de um jovem cuja mãe o impediu de seguir seu caminho.
O exemplo de Jesus sustenta a vida de uma multidão que, para seguir o Evangelho, soube sacrificar os laços de família, como Francisco de Assis.
Orai sem cessar: “O Senhor me chamou desde o seio de minha mãe!” (Is 49,1)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo
Leitura do Evangelho de São Lucas,
Cap. 8, 9-21.
Por que Jesus fala em parábolas —9Seus discípulos perguntavam-lhe o que significaria tal parábola. 10Ele respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus; aos outros, porém, em parábolas, a fim de que vejam sem ver e ouçam sem entender.
Explicação da parábola do semeador —11Eis, pois, o que significa essa parábola: A semente é a palavra de Deus. 12Os que estão ao longo do caminho são os que ouvem, mas depois vem o diabo e arrebata-lhes a Palavra do coração, para que não creiam e não sejam salvos. 13Os que estão sobre a pedra são os que, ao ouvirem, acolhem a Palavra com alegria, mas não têm raízes, pois creem apenas por um momento e na hora da
tentação desistem. 14Aquilo que caiu nos espinhos são os que ouviram, mas, caminhando sob o peso dos cuidados, da riqueza e dos prazeres da vida, ficam sufocados e não chegam à maturidade. 15O que está em terra boa são os que, tendo ouvido a Palavra com coração nobre e generoso, conservam-na e produzem fruto pela perseverança.
Como receber e transmitir o ensinamento de Jesus —16Ninguém acende uma lâmpada para a cobrir com um recipiente, nem para colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a num candelabro, para que aqueles que entram vejam a luz. 17Pois nada há de oculto que não se torne manifesto, e nada em segredo que não seja conhecido e venha à luz do dia. 18Cuidai, portanto, do modo como ouvis! Pois ao que tem, será dado; e ao que não tem, mesmo o que pensa ter, lhe será tirado”.
Os verdadeiros parentes de Jesus —19Sua mãe e seus irmãos chegaram até ele, mas não podiam abordá-lo por causa da multidão. 20Avisaram-no então: “Tua mãe e teus irmãos estão lá fora, querendo te ver”. 21Mas ele respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a palavra de Deus e a põem em prática”.
Texto da Bíblia de Jerusalém.
SÃO JOÃO BATISTA
Pintado por Gioacchino Assereto (Itália 1600-1649)
1630 / Óleo sobre Tela
Museu da Fundação Bemberg, Toulouse, França

