a body of water surrounded by lush green trees

TEU PAI, QUE VÊ NO ESCONDIDO (Mt 6,1-6.16-18)

OS EVANGELHOSMT 6

Antonio Carlos Santini

6/18/20253 min ler

Nada escapa aos olhos de Deus. “Seus olhos observam, suas pálpebras interrogam os seres humanos.” (Sl 11,4) “Os olhos do Senhor estão sobre os justos”. (1Pd 3,12)

Pena que esta realidade tenha sido utilizada, quase sempre, para incutir medo nas crianças: “Deus está de olho em você! Veja lá o que vai fazer!” É a imagem de um “deus policial”, porrete na mão, pronto a castigar. Nada mais falso em relação ao Deus de Jesus Cristo! Esta variedade infeliz de “catequese” é uma sementeira de ateus...

Se Deus é amor (1Jo 4,16b), seu olhar sobre nós só pode ser um olhar amoroso. O olhar de Deus significa atenção, cuidado, carinho e proteção. Quer dizer que ele não ignora os sacrifícios dos pais pelos filhos, a dedicação do médico pelos pacientes, as mãos calejadas e as noites de insônia.

Se Deus nos vê, ele valoriza o bem que fazemos e nos protege do mal que nos ameaça. Quando Jesus fala sobre o jejum, a penitência e a esmola, deixa bem claro que o olhar de Deus – que vê no escondido – não deixará de nos recompensar. Deus sabe “apreciar” os esforços que fazemos para cumprir os mandamentos e toda atividade nossa em benefício do próximo. Logo, toda “propaganda” do bem é inútil diante de Deus, a não ser que busque apenas os aplausos humanos.

A procura da “invisibilidade” – a mão direita ignorando o que faz a mão esquerda – é recomendada por Jesus para que nossas boas ações não percam seu valor diante do Pai.

No entanto, o teólogo Hans Urs von Balthasar chama nossa atenção para um ponto importante: “Não é para ser recompensado por Deus que nós fazemos penitência; em primeiro lugar, é porque seguimos a Cristo com reconhecimento; em seguida porque, diante do mundo em que vivemos, nós vemos claramente que só podemos ajudá-lo em profundidade através da penitência. E Jesus nos aponta três formas eficazes: a esmola, a oração e o jejum”.

O mesmo autor fala sobre as várias formas de jejum: “a renúncia aos alimentos, os sacrifícios de todo tipo, em relação ao sono, às diversões, para nos dedicarmos aos pobres, aos indigentes, aos enfermos. Exatamente aqueles que não podem fazer isso por nós”.

E, claro, Deus está vendo...

Orai sem cessar: “O Senhor vê a humanidade inteira...” (Sl 33,12)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São Mateus, Cap. 6, 7-15

A esmola em segredo —1Guardai-vos de praticar a vossa justiça diante dos homens para serdes vistos por eles. Do contrário, não recebereis recompensa junto ao vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não te ponhas a trombetear em público, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, com o propósito de serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. 3Tu, porém, quando deres esmola, não saiba a tua mão esquerda o que faz a tua direita, 4para que a tua esmola fique em segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te recompensará.

Jejuar em segredo —16 Quando jejuardes, não tomeis um ar sombrio como fazem os hipócritas, pois eles desfiguram seu rosto para que seu jejum seja percebido pelos homens. Em verdade vos digo: já receberam a sua recompensa. 17 Tu, porém, quando jejuares, unge tua cabeça e lava teu rosto, 18 para que os homens não percebam que estás jejuando, mas apenas o teu Pai, que está lá no segredo; e o teu Pai, que vê no segredo, te recompensará..

Texto da Bíblia de Jerusalém.

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO MATEUS: