shallow focus of white dandelion

VIVERÁ POR MIM

Antonio Carlos Santini (Jo 6, 52 59)

Eis uma promessa cheia de ressonâncias espirituais! Em seu “discurso eucarístico”, Jesus nos fala de uma das consequências de nos alimentarmos de seu Corpo e Sangue na sagrada Eucaristia: “viver por ele”. Como devemos entender isto? As imagens da alegoria da videira verdadeira (cf. Jo 15) podem nos ajudar...

Viver “por Cristo” teria um valor causal: significa que a “seiva” que dele nos vem é a garantia de nossa vida espiritual. Vivemos por causa dele. E também que é “através dele”, canal entre Deus e a humanidade, que nós experimentamos essa vitalidade. E ainda mais: que nossa “vida” – todo o bem que realizamos neste mundo – “passa por Ele” antes de chegar aos outros. É por ele, exclusivamente, que damos fruto.

Ao falar do alimento eucarístico, São Cirilo de Jerusalém afirma que nós e Cristo nos tornamos um só corpo (sýssomos) e um só sangue (sýnaimos), sacramentalmente incorporados e consanguíneos! De fato, somos aquilo que comemos...

Este anseio de identificação com Cristo eucarístico deve animar nosso caminho neste mundo. Dia a dia, sua graça permitirá que nos identifiquemos sempre mais com ele. Assim como meditei em meu soneto “O VISITANTE”:

Senhor, tu vens bater à minha porta,

Disfarçado nos trapos de um mendigo:

É teu jeito de estar sempre comigo

Mesmo quando faz frio e o vento corta...

Assim é que o exemplo teu me exorta

A buscar todo dia o Pão de trigo;

Então, sou eu quem pede para o Amigo

A migalha de Amor que me conforta...

Ah! Jesus, como é doce o teu convívio!

É remédio no mal; na dor, alívio...

É virtude a elevar-me do meu pó...

Depois, de volta ao lar, se me ajoelho,

Eu fito a minha face, ali no espelho,

E vejo que o amor nos fez um só!

Orai sem cessar: “O Pão reconforta o coração do homem.” (Sl 104,15b)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São João 6, 52-59.

52 Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como esse homem pode dar-nos a sua carne a comer?” 53 Então Jesus lhes respondeu: “Em verdade, em verdade, vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55 Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue é verdadeiramente uma bebida. 56 Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim, e eu nele. 57 Assim como o Pai, que vive, me enviou e eu vivo pelo Pai, também aquele que de mim se alimenta viverá por mim, 5 8Este é o pão que desceu do céu. Ele não é como o que os pais comeram e pereceram; quem come este pão viverá eternamente”. 59Assim falou ele, ensinando na sinagoga em Cafarnaum.

Fonte: Bíblia de Jerusalém

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO JOÃO: