priest standing beside altar

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO - COMENTÁRIOS DOS SANTOS

ARTIGOSA IGREJA E OS FUNDAMENTOS DA FÉJO 12

Santo Agostinho, São Cirilo, São John Henry Newman

7/29/20242 min ler

Assumindo todos os Sofrimentos

Jo 12,27.

São Cirilo de Alexandria

(378- 444)

Comentário sobre o Evangelho de João.

A morte nunca poderia ter sido derrotada, exceto pela morte do Salvador. Nem qualquer um dos outros sofrimentos da carne: pois a menos que Ele tivesse sentido pavor, a natureza humana não poderia ter se libertado do pavor; a menos que Ele tivesse experimentado a dor, nunca poderia ter havido qualquer libertação da dor; a menos que Ele estivesse perturbado e alarmado, nenhuma fuga desses sentimentos poderia ter sido encontrada.

Todas as emoções que assaltam a natureza humana podem ser encontradas em Cristo... para que pudessem ser completamente subjugados pelo poder da Palavra que habita na carne, mudando assim a natureza dos homens para melhor.

Um Feito Maior

Jo 11, 1-44.

Santo Agostinho

(354 - 430)

Tratados sobre o Evangelho de João

Entre todos os milagres realizados por nosso Senhor Jesus Cristo, a ressurreição de Lázaro ocupa um lugar de destaque na pregação. Mas se considerarmos atentamente Quem fez isso, nosso dever é ficarmos alegres em vez de ficarmos espantados.

Um homem foi ressuscitado por Aquele que fez o homem: pois Ele é o único do Pai, por quem... todas as coisas foram feitas. E se todas as coisas foram feitas por Ele, por que se espantar por alguém ter sido ressuscitado por Ele, quando tantos são diariamente trazidos ao mundo por Seu poder?

É um ato maior criar homens do que ressuscitá-los dentre os mortos. No entanto, Ele se dignou a criar e a ressuscitar. Para criar tudo, para ressuscitar alguns.

Por Que Jesus Chorou?

Jo, 11,35

São João Henry Newman

(1801 - 1890)

Sermões Paroquiais e Simples.

Na primeira leitura destas palavras - "Jesus começou a chorar" - a questão surge naturalmente na mente - por que nosso Senhor chorou no túmulo de Lázaro? Ele sabia que tinha poder para reanimá-lo, então por que ele deveria fazer o papel daqueles que sofrem pelos mortos?...

Jesus chorou pela ternura espontânea, pela mansidão e misericórdia, pela bondade amorosa abrangente e pela afeição exuberante e estimulante do Filho de Deus, por sua própria obra, a raça humana. As lágrimas deles O tocaram imediatamente, pois suas misérias já O haviam trazido do céu. Seu ouvido estava aberto para eles. E o som de choro foi imediatamente ao seu coração.

Imagem de Capa:

Representação de Jesus Cristo ressuscitando Lázaro / Autor Desconhecido / Sec. III dc

Dimensões: 1242 x 854 cm

Catacumbas de Calixto, Roma, Itália

Leia mais sobre essa passagem do Evangelho...