
A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO - HENRY OSSAWA TANNER
Jo 11, 38-44
PINTURASCULTURAJO 11


João 11:38-44
França 1896
A Ressurreição de Lázaro
HENRY OSSAWA TANNER
Henry Ossawa Tanner foi um mestre pintor do final do século XIX, famoso por seus retratos realistas, paisagens coloridas e cenas bíblicas cativantes. Ele foi o primeiro artista negro a garantir uma reputação internacional e veio de uma família que valorizava a fé e a educação - dois valores que ajudaram a definir a carreira e o estilo de Tanner. Ele nasceu nos Estados Unidos, mas passou a maior parte de sua vida em Paris, que era o centro cultural e artístico do mundo ocidental.
A pintura de Tanner, A Ressurreição de Lázaro, foi um trabalho inovador em sua carreira e foi amplamente aclamada nos salões franceses onde foi exibida pela primeira vez. Em última análise, abriu as portas para Tanner estudar e pintar na Terra Santa, o que permitiu um foco ainda maior no gênero da pintura narrativa bíblica.
Nesta cena, vemos Jesus de pé confiante sobre o túmulo de Lázaro, que aperta o peito ao ser trazido de volta à vida. As mãos abertas de Jesus comunicam uma autoridade suave, contrastada pelas reações frenéticas da multidão ao redor, que cobre o rosto e suspira de descrença.
Toda a cena é banhada por uma luz quente e convidativa, que é uma característica definidora do trabalho de Tanner a partir desta época, Essa luz fornece detalhes suficientes para ver as figuras e suas reações, enquanto a cena permanece escura o suficiente para manter uma sensação de foco e intriga. O efeito geral é de conforto na presença curadora de Jesus, bem como de choque com o milagre de testemunhar um homem morto sendo ressuscitado.
Note os detalhes da Pintura
Luz sobre a figura de Cristo
Em um gesto sutil de reverência, Tanner reserva o destaque mais brilhante para o próprio Cristo. Isso aumenta a qualidade misteriosa da iluminação dentro do túmulo e ressalta o poder de Cristo como o ponto focal deste relato do Evangelho.
Uma dica autobiográfica
A figura de pele escura no canto superior esquerdo provavelmente foi incluída pelo artista como um detalhe autobiográfico simbólico. Tanner passou grande parte de sua vida cercado por artistas e patronos brancos, então a colocação dessa pessoa na cena poderia ser uma ilustração da própria experiência de Tanner no mundo da arte.
Iluminação fora da caverna
Tanner fornece apenas um fio de luz solar de fora da tumba, mas com esse detalhe ele muda completamente a leitura da pintura pelo espectador. Em vez de ver isso como uma cena noturna ao ar livre, de repente lemos isso como uma cena diurna nas profundezas de um espaço apertado, fechado e cavernoso. Além disso, a luz de fora do túmulo traz a promessa de esperança para Lázaro, que logo emergirá do túmulo para sair para a luz do dia.
Material: Óleo sobre tela
Dimensões: 90,7 cm × 120,5 cm
Localização Museu d'Orsay , Paris
Referencias:
Stevens, M. The Word on Fire Bible: The Gospels. Word on Fire, Park Ridge, IL, 2020. p. 536.
Leia mais sobre essa passagem do Evangelho...