ANUNCIAR A BOA NOVA! (Lc 9,1-6)
Antonio Carlos Santini
9/24/2025
Os apóstolos são enviados por Jesus Cristo em direção ao povo. Isto é, eles são os portadores de uma “boa notícia” para o mundo. Tal como o anjo do Natal que, quando Jesus nasceu em Belém de Judá, foi até os pastores acampados para lhes dizer: “Eu vos anuncio uma grande alegria, para todo o povo: nasceu-vos hoje... um Salvador!” (Lc 1,11)
A palavra Evangelho significa literalmente Boa Notícia, Boa Nova. E a boa notícia que os apóstolos levam ao povo é o próprio anúncio de Jesus, o Filho de Deus que desceu do Pai e armou sua tenda no meio de nós (cf. Jo 1,14). Para um povo que esperava há séculos pela vinda do Messias de Deus, não podia haver notícia melhor.
Claro que nem todos veem assim. Uma vez, quando Jesus expulsou uma legião de demônios de um possesso e os maus espíritos impeliram 2000 porcos para o abismo, à beira-mar (cf. Lc 8,33ss), os moradores da região imploraram a Jesus que deixasse logo a região para evitar que lhes desse maiores prejuízos. Para muita gente, ainda hoje, Jesus e seu Evangelho continuam sendo uma péssima notícia, pois atrapalham os seus projetos pagãos de acumulação material, dominação política e escravidão social.
No momento do envio em missão, Jesus confere aos apóstolos “poder e autoridade”; isto é, como eles vão “em nome de Jesus Cristo”, são também portadores dos sinais que Jesus realizava: curar os enfermos de suas doenças e expulsar os possessos de seus demônios. Sua ação englobava o físico (enfermidades) e o espiritual (infestação demoníaca).
A onda racionalista que assola o Ocidente em decadência se insurge contra ambas as realidades: por um lado, alega que doença é assunto exclusivo para o médico; por outro, jura que os demônios não existem. Ora, a Igreja de Jesus Cristo conserva dois sacramentos de cura (unção dos enfermos e confissão) e seu Ritual inclui o exorcismo (ministério típico dos sacerdotes, observa o Código de Direito Canônico). Por outro lado, como ficariam os apóstolos diante do povo se fizessem este estranho anúncio: “Nós temos uma Boa Notícia para vocês: se estiverem doentes, vão ao posto de saúde; se estiverem perturbados, deve ser imaginação de vocês...”
Se Jesus não cura nem liberta, onde está a Boa Nova???
Orai sem cessar: “É o Senhor quem sara as tuas enfermidades!” (Sl 103,3)
Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo
Leitura do Evangelho de São Lucas, Cap. 9, 1-6
Missão dos Doze —1Convocando os Doze, deu-lhes poder e autoridade sobre todos os demônios, bem como para curar doenças, 2e enviou-os a proclamar o Reino de Deus e a curar. 3E disse-lhes: “Não leveis para a viagem, nem bastão, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; tampouco tenhais duas túnicas. 4Em qualquer casa em que entrardes, permanecei ali até vos retirardes do lugar. 5Quanto àqueles que não vos acolherem, ao sairdes da cidade sacudi a poeira de vossos pés em testemunho contra eles”. 6Eles então partiram, indo de povoado em povoado, anunciando a Boa Nova e operando curas por toda a parte.
Texto da Bíblia de Jerusalém.

