
DEIXAMOS TUDO... (Mc 10, 28-31)
OS EVANGELHOSMC 10
Antonio Carlos Santini
3/4/20252 min ler
Então, amigo Pedro, vocês deixaram tudo por Jesus... Tudo, mesmo? Ora, nós sabemos muito bem o que vocês deixaram... Uma barca velha, roída pelo tempo, cansada de vogar, não era? Umas redes podres, que vocês viviam remendando (cf. Mc 1,19). Um lago pobre, que só dava peixes quando o Mestre fazia milagres (cf. Lc 5,5-7; Mt 17,27; Jo 21,6-8). Grande coisa vocês deixaram!!!
Bem, não devo exagerar: reconheço que deixaram também o velho pai e por certo romperam com certas garantias. Havia uma sogra já adoentada. Levi-Mateus abandonou sua “produtiva” coletoria de impostos. Natanael acabara de se casar...Mesmo assim, que bela vantagem vocês levaram quando fizeram a escolha: entre Jesus e “tudo”, vocês não tinham mesmo que hesitar...
Você se lembra de Paulo de Tarso? Após conhecer Jesus na estrada de Damasco, também ele abriu mão de tudo para seguir o Mestre: pátria, raça, a Lei, a cidadania. Lembra suas palavras? “Todas essas coisas, que para mim eram ganhos, eu as considerei como esterco por causa de Cristo!” (Fl 3,7)
Desde esse dia, à margem do lago, vocês levaram vida de peregrinos, quase uns mendigos, palmilhando as estradas da Palestina poeirenta. Mas valeu a pena ser mendigo de coisas e ter o coração cheio de amor, não é?
Aliás, foi pensando nisso que escrevi meu soneto “O Mendigo Feliz”:
Nada tenho de meu. Nada de mim.
Meu derradeiro asse – meu seguro –
Caiu das minhas calças pelo furo
E do bolso rolou pelo jardim.
Assento-me no banco, entre o jasmim
E a roseira de hálito tão puro,
Que estende suas flores sobre o muro,
Sangrando no cimento o seu carmim...
Sou mendigo. Assento-me na praça
Para esperar – quem sabe? – o Amor que passa
E traz a esmola humilde que eu nem quis...
Apenas um mendigo sem um nome,
Mas se o Amor me vem matar a fome,
Posso morrer... Mendigo, mas feliz...
Orai sem cessar: “De todo o meu coração eu te procuro, Senhor!” (Sl 119,10)
Texto e poema de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.
Leitura do Evangelho de São Marcos, Cap. 10, 28-31
Recompensa prometida pelo desprendimento —28 Pedro começou a dizer-lhe: “Eis que
nós deixamos tudo e Te seguimos”. 29 Jesus declarou: “Em verdade vos digo que não há quem tenha deixado casa, irmãos, irmãs, mãe, pai, filhos ou terras por minha causa ou por causa do Evangelho, 30 que não receba cem vezes mais desde agora, neste tempo, casas, irmãos e irmãs, mãe e filhos e terras, com perseguições; e no mundo futuro, a vida eterna. 31 Muitos dos primeiros serão os últimos, e os últimos serão os primeiro”.
Texto da Bíblia de Jerusalém.

