herd of sheep on green grass field during daytime

ESCUTAM A SUA VOZ

Antonio Carlos Santini (Jo 10, 1-10)

5/12/2025

Na Bíblia, os ídolos são mudos. Mas Deus fala. Falou especialmente por meio de Jesus. “Muitas vezes e de muitos modos, Deus falou a nossos pais pelos profetas. Nestes dias, que são os últimos, falou por meio do Filho.” (Hb 1,1-2)

Não existe discipulado sem a escuta. Na linguagem figurada do Evangelho, as ovelhas escutam a voz do pastor. O padre Lev Gillet, mais conhecido pelo pseudônimo de suas obras – o monge da Igreja do Oriente -, nos fala dessa relação entre o discípulo e o Mestre:

“Quando escutamos Jesus, bem depressa nos acostumamos à sua voz. Tornamo-nos capazes de identificar – se ouso dizer – o tom de Jesus, o estilo que lhe é próprio. Simplicidade, serena claridade. Uma palavra autêntica do Salvador não produz o mesmo som que os ecos de nosso subconsciente ou as tentativas do adversário. E em cada uma de suas palavras nós sentimos um ponto firme de repouso, alguma coisa de final que põe um termo às incertezas e aos debates.”

“Minhas ovelhas escutam a minha voz...” É ouvindo a Jesus, familiarizando-nos com sua acentuação, que descobrimos no Mestre um pastor e nos tornamos suas ovelhas. A relação entre o pastor e a ovelha abre uma fase diferente da relação entre o discípulo e o mestre. O pastor alimenta sua ovelha; ele a abriga; ela a carrega nos ombros. Existe uma ternura própria desta relação.”

Lev Gillet chama a atenção para um traço intrinsecamente “estético” nessa relação. A beleza da bondade e a bondade da beleza. “Eu sou o bom pastor...” No original grego: o “belo” pastor. É um helenismo: o belo e o bom são inseparáveis. A bondade do pastor não é apenas interior. É uma bondade que se percebe por fora. Ela irradia e atrai. Assim, ela participa da beleza. Na arte cristã primitiva, o bom pastor é gracioso, tem o encanto da adolescência. Existe nessas imagens uma poesia primaveril. A juventude de Jesus, sempre nova.

Jesus chama cada ovelha por seu nome e quer uma relação absolutamente personalizada: ele não é apenas o guia de um rebanho, mas de ovelhas individuais, capazes de reconhecer a sua voz. “Antes de realizar seu ofício pastoral, antes de conduzir seu rebanho, Jesus procede a um reconhecimento pessoal de cada ovelha. A relação pessoal tem uma espécie de primado sobre o ministério.”

Vivemos uma época de muitas “vozes”. Amplificadas pelos meios de comunicação, chegam a nós as vozes de políticos, filósofos, garotos-propaganda, "coaches" e falsos pastores. Jesus insiste em falar pelo Evangelho. Vamos ouvi-lo?

Orai sem cessar: “Fala, Senhor, que teu servo escuta!” (1Sm 3,10)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de João, Cap. 10, 1-18.

10 bom pastor —1Em verdade, em verdade, vos digo: quem não entra pela porta no redil das ovelhas, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante; 2o que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A este o porteiro abre: as ovelhas ouvem a sua voz e ele chama as suas ovelhas uma por uma e as conduz para fora. 4Tendo feito sair todas as que são suas, caminha à frente delas e as ovelhas o seguem, pois conhecem a sua voz. 5Elas não seguirão um estranho, mas fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”. 6Jesus lhes apresentou essa parábola. Eles, porém, não entenderam o sentido do que lhes dizia. 7Disse-lhes novamente Jesus: “Em verdade, em verdade, vos digo: eu sou a porta das ovelhas. 8Todos os que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes; mas as ovelhas não os ouviram. 9Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem. 10O ladrão vem só para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. 11Eu sou o bom pastor: o bom pastor dá sua vida pelas suas ovelhas. 12O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê o lobo aproximar-se, abandona as ovelhas e foge, e o lobo as arrebata e dispersa, 13porque ele é mercenário e não se importa com as ovelhas. 14Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas e as minhas ovelhas me conhecem, 15como o Pai me conhece e eu conheço o Pai. Eu dou minha vida pelas minhas ovelhas. 16Tenho ainda outras ovelhas que não são deste redil: devo conduzi-las também; elas ouvirão a minha voz; então haverá um só rebanho, um só pastor. 17Por isso o Pai me ama, porque dou minha vida para retomá-la. 18Ninguém a tira de mim, mas eu a dou livremente. Tenho poder de entregá-la e poder de retomá-la; esse é o mandamento que recebi do meu Pai”.

Palavra da Salvação.

Fonte: Bíblia de Jerusalém

REBANHO DE OVELHAS COM PASTOR

Christian Mali / Alemanha /1906

Óleo sobre Tela

Coleção Privada

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO JOÃO: