a body of water surrounded by lush green trees

TODOS ERAM CURADOS... (Mc 6,53-56)

OS EVANGELHOSMC 6

Antonio Carlos Santini

2/10/20253 min ler

As multidões que acompanhavam Jesus pelas estradas da Palestina romana oferecem um panorama lamentável: paralíticos e leprosos, cegos e surdos, pessoas desequilibradas e possessas. Nada muito diferente de nosso tempo, com outra multidão de depressivos, dependentes de tranquilizantes, gente estressada, que mal consegue dormir à custa de soníferos. E a longa fila dos postos de saúde, autêntica procissão da miséria humana...

Uma rápida varredura na TV revela outra legião de doentes: exibicionismo, competição, exposição do sexo, louvor à violência, uma feira de vaidades. E por trás das gargalhadas, a mais profunda angústia humana...

Existe cura para uma sociedade doente? Eis o que ensina Macário, o Grande:

“Se nos parece difícil, até mesmo impossível, converter-nos dos inumeráveis pecados cujo hábito nós contraímos, lembremos e levemos em conta como o Senhor, em sua bondade, quando ela vivia aqui embaixo, devolveu a vista aos cegos, restabeleceu os paralíticos, curou todas as enfermidades, ressuscitou mortos já quase decompostos e desfeitos na terra, fez ouvir os surdos, expulsou de um homem uma legião de demônios, e devolveu ao bom senso um outro que mergulhara em terrível demência.

Quanto mais – comenta Macário – o Senhor não iria converter uma alma que se volta para ele, que implora sua misericórdia, que pede sua ajuda?! Ele a conduzirá para a alegria da impassibilidade, para o restabelecimento de todas as virtudes e a renovação do espírito. Ele lhe dará a saúde, a visão espiritual, a paz dos pensamentos. Ele a libertará da cegueira, da surdez e da morte, da falta de fé, da ignorância e da ausência de temor, conduzindo-a para a sabedoria das virtudes e a pureza do coração.

Aquele que criou o corpo – comenta o autor – também fez a alma. E do mesmo modo que, durante sua estada na terra, em sua terna bondade, ele concedia liberalmente, como bom e único médico, tudo o que desejavam aqueles que vinham a ele, pedindo-lhe o socorro e a cura, assim também o Senhor age igualmente no campo espiritual.

Se o Senhor experimentou tal compaixão pelos corpos corruptíveis e mortais, se ele concedeu a cada um, de bom grado e com suave bondade, aquilo que lhe pediam, quanto mais ele concederá prontamente e com pressa a libertação e a cura da alma imortal, incorruptível e inalterável, que a ignorância, a incredulidade perniciosa, a ausência de temor e as outras más paixões tornaram enferma, se ela se aproxima dele, suplica sua ajuda, lança o olhar sobre sua misericórdia, deseja receber dele a graça do Espírito em vista de sua redenção e salvação, da libertação de toda malícia e de toda paixão?”

O mundo tem jeito. Jesus permanece à nossa disposição para curar e libertar...

Orai sem cessar: “O Senhor cura os corações atribulados...” (Sl 147,3)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Leitura do Evangelho de São Marcos, Cap. 6, 53-56

Cura na região de Genesaré 53Terminada a travessia, alcançaram terra em Genesaré e aportaram. 54Mal desceram do barco, os habitantes logo O reconheceram. 55Percorreram toda aquela região e começaram a transportar os doentes em seus leitos, onde quer que descobrissem que Ele estava. 56Em todos os lugares onde entrava, nos povoados, nas cidades ou nos campos, colocavam os doentes nas praças rogando que lhes permitisse ao menos tocar na orla de sua veste. E todos os que o tocavam eram salvos.

Texto da Bíblia de Jerusalém.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

IMAGEM DE CAPA:

CRISTO CURANDO O CEGO

EL GRECO / 1575

Dresden State Art Collections, Dresden, Alemanha

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO MARCOS: