pink flower with water droplets

O CARRASCO CORTOU-LHE A CABEÇA (Mc 6,17-29)

OS EVANGELHOSMC 6PR

Antonio Carlos Santini

8/29/2025

É natural que o leitor se escandalize com a morte violenta de João Batista... Como Deus permite assim o mal e a injustiça? O capricho de um governante bêbado, o ódio recalcado de uma adúltera, a indiferença de uma plateia de aduladores... E o Precursor do Messias é friamente degolado...

E este não será um caso isolado. Ao longo da história da Igreja, há de seguir-se uma incontável legião de cristãos assassinados pelo ódio a Cristo, a multidão daqueles “que lavaram e branquearam suas vestes no sangue do Cordeiro”. (Ap 7,14)

Estamos diante do mistério dos mártires. Se aceitamos que o Filho de Deus dê seu sangue por nossa salvação, devemos aceitar que nosso sangue venha a unir-se ao dele.

Em seu livro “Pourquoi, Seigneur?”, Carlo Carreto reflete sobre este mistério cristão: “Pela revelação de Jesus crucificado, a Igreja se forma para reunir aqueles que crerão nele e que, regenerados por seu Espírito, tornam-se capazes de realizar o plano de Deus, que consiste em vencer o mal por meio do bem. É assim que nasce o mártir com sua indiscutida primazia”.

“Desde então – prossegue Carreto – o que conta para estender o Reino não é o poder, mas o serviço; não é a vingança, mas o perdão; não é o orgulho, mas a humildade; não é a instrução, mas o sacrifício. A primazia do martírio passa a ser um valor absoluto, não somente para Jesus, mas para cada um de nós.”

O escândalo diante da execução de João Batista nasce de nosso engano em considerar a vida humana mais importante que o testemunho de Jesus Cristo. O próprio Mestre havia ensinado: “Quem quiser salvar sua vida, vai perdê-la; quem perder sua vida por causa de mim, vai encontrá-la”. (Mt 16,25)

Corre a areia da ampulheta, passam os séculos, e os mártires continuam avaliando que perder a vida por Cristo é lucro. Paulo o confirma: “Por causa dele, perdi tudo e considero tudo como lixo, a fim de ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele.” (Fl 3,8b-9a)

Carlo Carreto conclui: “Será preciso completar em nós, como diz Paulo (cf. Cl 1,24), aquilo que falta à paixão de Cristo. O amor, que tem suas exigências, nos interpelará até o fundo do coração, nos perturbará, nos fará tristes... mas acabará por fazer-nos encontrar a luz”.

Orai sem cessar: “Seu sangue será precioso aos olhos do Senhor!” (Sl 72,14)

Texto de Antônio Carlos Santini, da Comunidade Católica Nova Aliança.

Escute a reflexão no vídeo abaixo

Leitura do Evangelho de São Marcos, Cap. 6, 17-29

Execução de João Batista —17Herodes, com efeito, mandara prender João e acorrentá-lo no cárcere, por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Felipe, pois ele a desposara 18e, na ocasião, João dissera a Herodes: “Não te é lícito possuir a mulher de teu irmão”. 19Herodíades então se, contra ele e queria matá-lo, mas não podia, 20Pois Herodes tinha medo de João e, sabendo que ele era um homem justo e santo, o protegia. E quando o ouvia, ficava muito confuso e o escutava com prazer. 21Ora, chegando um dia propício: Herodes. Por ocasião do seu aniversário, ofereceu um banquete aos seus magnatas, aos oficiais e às grandes personalidades da Galileia. 22E a filha de Herodíades entrou e dançou. E agradou a Herodes e aos convivas. Então o rei disse, à moça: “Pede-me o que bem quiseres, e te darei”. 23E fez um juramento: “Qualquer coisa que me pedires eu te darei, até a metade do meu reino!” 24Ela saiu e perguntou à mãe: “O que é que eu peço?” e ela respondeu: “A cabeça de João Batista”. 25Voltando logo, apressadamente, à presença do rei, fez o pedido: “Quero que, agora mesmo, me dês num prato a cabeça de João Batista”. 26O rei ficou profundamente triste. Mas, por causa do juramento que fizera e dos convivas, não quis deixar de atendê-la. 27E imediatamente o rei enviou um executor, com ordens de trazer a cabeça de João. 28E saindo, ele o decapitou na prisão. E trouxe a sua cabeça num prato. Deu-a à moça, e esta a entregou a sua mãe. 29Os discípulos de João souberam disso, foram lá, pegaram o corpo e o colocaram num túmulo.

Texto da Bíblia de Jerusalém.

IMAGEM DE CAPA:

CRISTO CURANDO O CEGO

EL GRECO / 1575

Dresden State Art Collections, Dresden, Alemanha

VOLTAR AO MENU PRINCIPAL:

LEIA MAIS CONTEÚDO SOBRE O EVANGELHO DE SÃO MARCOS: